Da sombra para o Mundo… Tó Trips lança “Popular Jaguar“

Sai hoje, 10 de Março, diretamente da sombra para o Mundo, o novo disco a solo de Tó Trips.

Popular Jaguar” sucede a “Surdina” (2020), “Sumba” (2016), “Guitarra Makaka” (2015), “Timespine” (2013) e “Guitarra 66” (2012).

Com o carimbo da Revolve, este trabalho conta com a participação de António Quintino (Dead Combo / Cassete Pirata) no contrabaixo, Sandra Baptista (Sitiados) no acordeão, Gonçalo Prazeres (Club Makumba) no saxofone, e Helena Espvall no violoncelo.

Já a capa, que apresenta (em tons propositadamente escuros) um popular jaguar desconfortavelmente exposto no conforto da sua sombra, é da autoria de Kid Richards.

O regresso aos longa-duração em nome próprio é também uma espécie de regresso à própria vida para Tó Trips.

Se com os Club Makumba, Trips tinha amparado o sofrimento do desaparecimento de Pedro Gonçalves e do fim dos Dead Combo, ao rodear-se de amigos músicos num regresso ao registo banda (no seu sentido mais tradicional), com Popular Jaguar o exercício foi outro. Um exercício introspetivo, e um pouco mais solitário, que permitiu ao guitarrista respirar fundo e continuar a seguir caminho.

Dessa reflexão saiu, para além dos 13 temas que compõem Popular Jaguar, um livro de memórias – retratadas sob a forma de fotografias, textos, frases soltas, ou até pequenos poemas – que Tó idealizou e concebeu na sua integra, e ao qual chamou de Ínfimas Coisas. Cerca de 200 páginas, e um vinil 7″ com duas faixas inédias, que ilustram os últimos anos de estrada (e não só) de Trips.

Encontram-se ambos (disco e livro) disponíveis para compra em “Popular Jaguar” | Tó Trips (bandcamp.com).


 

Quanto a concertos de apresentação, já existem várias datas e vários destinos (São João da Madeira, Coimbra, Guarda, Porto, Parede, Guimarães, Torres Vedras, Ílhavo, Madeira, Évora e Setúbal), sendo que os dois primeiros acontecem já este domingo (dia 12) no Auditório de Espinho (ESGOTADO) e dia 17 na Culturgest.

 

Texto: Mariana Couto

Partilha