Culturgest reúne investigadores e a comunidade do projeto Dentes de Leão num fórum dedicado às artes participativas

Nos dias 21 e 22 de janeiro realiza-se o Fórum Dentes de Leão, na Culturgest, em Lisboa, o momento de partilha de alguns dos resultados educativos, artísticos e sociais do projeto Dentes de Leão. Convidados nacionais e internacionais discutem sobre questões relativas aos processos e práticas nas artes participativas e apresentam-se os projetos artísticos desenvolvidos durante o ano de 2022.

O projeto Dentes de Leão teve início em janeiro de 2022 com o Fórum de Abertura — um encontro entre jovens, artistas, mediadores, investigadores e equipa. Desde então, todas as semanas, decorrem Encontros de Jovens em Lisboa, Sardoal e Évora, com o objetivo de um envolvimento continuado em processos de co-criação e de co-curadoria que contribuem para o alargamento de referências e para o aprofundamento de hábitos de fruição. Por sua vez, os artistas do projeto desenvolveram propostas de criação com o apoio dos grupos de jovens e frequentaram laboratórios e residências artísticas, ao longo de 2022. Em simultâneo, o Curso de Artes Participativas — Campo Aberto criou a oportunidade para profissionais da cultura e interessados trocarem perspectivas sobre práticas artísticas e as suas relações com as comunidades.

Em outubro de 2022, o Ciclo de Artes Participativas, que decorreu em Évora e no Sardoal, permitiu partilhar, com diferentes públicos, alguns dos resultados do projeto, nomeadamente, os cinco projetos desenvolvidos nos últimos meses – em espera, Dentes de Leitão, Linha de Terra, Oferta, Pareidolia.

Em janeiro de 2023, o projeto ruma a Lisboa para um momento de reflexão e partilha. No Fórum Dentes de Leão expõem-se alguns resultados da investigação levada a cabo pelos parceiros académicos (OsloMet, IHA e ICNova), que se apresentam numa conferência internacional pública. Convidados nacionais e internacionais, entre eles Pascal Gielen, discutem questões relativas aos processos e práticas nas artes participativas.

Uma publicação com o resultado da investigação participante ficará disponível em março de 2023.

 

O projeto Dentes de Leão é concebido pela Materiais Diversos (Lisboa), a Pó de Vir a Ser (Évora) e a Culturgest (Lisboa), em colaboração com a Academy of the Senses (Reykjavik), o Município de Sardoal, o Município de Évora, a OsloMet (Oslo), o Instituto de História da Arte e o Instituto de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora e a Assimagra.

Partilha