“Credo” de Natália Correia inspira coleção de Alexandra Moura no Portugal Fashion

É num espaço amplo, despojado, com a ressonância vintage de uma antiga garagem automóvel, na Rua Latino Coelho, que se desenrola o calendário de desfiles do 52º Portugal Fashion Imagine de 15 a 18 de março.

 

Numa interpretação do poema “Credo” de Natália Correia e da sua própria forma de estar e viver, surge o conceito para a coleção de Alexandra Moura na edição 52 do Portugal Fashion.

Uma coleção que vive de exercícios de construção e desconstrução, com cores clássicas, mas também da manipulação de alguns materiais, dos acabamentos e dos detalhes. Jogo de volumes, o exercício do erro, a liberdade de criar e as subversões das peças criam estranheza, impondo o ADN da marca. De erros propositados em peças aparentemente simples surgem novas possibilidades de usabilidade, novos destinos. Tal como um poema, as peças podem ter diferentes interpretações. O confronto entre o clássico e o sport, ambos com referências dos anos 90 e 2000, é reinterpretado com uma linguagem contemporânea.

Directamente a partir do poema, nasce um padrão, onde a carga romântica, nostálgica e clássica é contraposta pelo efeito psicadélico do erro, criado a partir da manipulação e desconstrução do padrão através de manchas com tons ácidos e uma forte saturação das cores.

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Reportagem: TL

Partilha