CORPO CAPITAL em inauguração na Galeria Francisco Fino

A Galeria Francisco Fino em Lisboa inaugura CORPO CAPITAL do artista José Pedro Cortes no dia 6 de maio. CORPO CAPITAL é a segunda exposição individual de José Pedro Cortes na galeria e apresenta um conjunto de novos trabalhos centrados nos temas da figura humana, da natureza e da arquitetura. Nesta exposição, as imagens apresentam um território material e simbólico onde vemos surgir naturezas mortas, corpos em suspensão, arquitecturas delicadas ou desamparadas, que criam um ambiente simultaneamente belo e frágil, e que surge da vontade do artista se relacionar com o tempo em que vivemos.

 

Em CORPO CAPITAL, Cortes mostra pela primeira vez a sua nova série Make this your Home, criada a partir da manipulação digital de anúncios de vendas de casas. Estas imagens, retiradas de jornais diários durante o ano de 2020, retratam a ambivalência de um período marcado pela pandemia e o reforço do mercado imobiliário de luxo. As mensagens aspiracionais destes anúncios colocam a descoberto o conflito entre a segurança associada à casa e à preservação (do corpo) e o lado mais comercial do disc

Ao mesmo tempo, em várias fotografias surgem ramos e árvores depositados no chão, arrumados em jeito de encenação ou de naturezas-mortas. Esta natureza manipulada pelo homem e os seus despojos imperfeitos permitem, como escreve o artista “transformar esta aparente fragilidade numa possibilidade de observação, criando momentos para apreender a banalidade e torná-la bela”.

 

Esta exposição marca o arranque da temporada 2021 na galeria e pode ser visitada até 24 de julho.

 

Partilha