Nascido inicialmente em formato audiovisual, o conceito “Conta-me Uma Canção” terá em Janeiro de 2024 a sua segunda edição “ao vivo”, depois da estreia ocorrida no início deste ano. No ambiente único proporcionado por uma das mais iconográficas salas lisboetas, o Teatro Maria Matos, foi lançado o desafio a oito artistas nacionais para exporem a sua visão sobre aquele que se poderá considerar o bem mais valioso da música popular, a Canção.
Quatro encontros com duplas formadas por nomes incontornáveis da música nacional, enquanto compositores ou como intérpretes.
Serão noites em que, a par das histórias das canções escolhidas, das versões cruzadas, e de uma conversa necessariamente íntima entre dois criadores, cada parelha partilhará ainda com a audiência uma versão de uma canção que não da sua autoria, “uma daquelas” que gostariam de ter composto.
Para esta segunda edição ao vivo, o convite repetiu-se a dois dos cantautores, seguramente nomes de referência na arte de fazer e cantar canções – Sérgio Godinho e Samuel Úria – representativos de diferentes gerações da produção nacional. Aliás, o confronto geracional, a diferença de géneros musicais ou de identidade, foram factores intencionais desde a debutância deste projecto, mantendo-se na edição de 2024. Daí o convite a criadores oriundos do rap ou da pop ambiental, por exemplo, ou cuja actividade se divide entre projectos colectivos e individuais, pretendendo-se com tal alargar o mais possível o que possa ser assumido como Canção:
10 Janeiro – Miguel Angelo + Samuel Úria
16 Janeiro – Surma + Tomara
17 Janeiro – Capicua + Sérgio Godinho
24 Janeiro – Luísa Sobral + Márcia