Iniciado em 2019, o projeto CLASH! propôs-se estudar o estado da arte na Europa no que respeita ao encontro entre a dança clássica e a contemporânea nos diferentes setores afetos às questões estéticas e artísticas, abordando não apenas a formação de bailarinos, como também políticas de desenvolvimento de públicos e gestão das companhias de dança. Este estudo incluiu seminários e encontros públicos com atores culturais ativos nestas áreas, que decorreram sobretudo durante o ano de 2019. Em 2020, para além de alguns eventos de divulgação, a maior atenção foi dada ao projeto de criação artística que decorreu da pesquisa anterior e resultou no CLASH! Festival Internacional – O Híbrido em Modelos de Dança, entre o Clássico e o Contemporâneo, realizado de 8 a 13 de dezembro passado.
Inicialmente previsto ser itinerante, por força da crise de saúde que atravessamos, o festival concretizou-se em formato digital, uma jornada intensa pela dança, que possibilitou um “encontro virtual” entre diferentes países e parceiros europeus. Seis eventos dedicados à dança foram transmitidos todos os dias no site oficial clashproject.eu e no Facebook/Vimeo, compartilhando as mesas-redondas e as criações de videodança produzidas pelos parceiros
Com o aproximar da conclusão do CLASH! When classic and contemporary dance collide and new forms emerge, a Companhia de Dança de Almada apresenta, em sessão online, um debate sobre a repercussão deste projeto europeu na companhia, com destaque para os resultados artísticos, que se traduziram na produção da peça “Noir”, criada para palco e para o ecrã.
A apresentação da peça, bem como de extratos de vídeos relativos ao processo da sua criação e produção será complementada através de entrevistas com a direção e equipe artística envolvida no projeto, estando o evento aberto à interação com a assistência.
O After CLASH! O projeto europeu e a criação de ”Noir” será transmitido dia 6 de fevereiro às 16h, em simultâneo no canal Youtube e nas páginas de Facebook e Instagram da Companhia de Dança de Almada (@companhiadedancadealmada).
Já para o encerramento oficial do projeto a nível europeu, os parceiros dos quatro países envolvidos – Balletto di Roma e Sapienza Università di Roma (Itália), Companhia de Dança de Almada (Portugal), 420PEOPLE (República Checa), Derida Dance Center / Art Link Foundation (Bulgária) e Polski Teatr Tańca – Polish Dance Theatre (Polónia) – promovem uma conferência online, com transmissão no site do projeto (http://clashproject.eu/), dia 17 de fevereiro às 15h (hora de Lisboa).