“Os Columbia Mills são a resposta irlandesa aos The National”, John Kennedy, Radio X…
Quem tiver dúvidas poderá esclarecê-las no próximo dia 20 de Maio, pelas 21.00h, quando a banda subir ao palco do auditório do M.Ou.Co, em mais uma produção da MR.NOVEMBER/OS SUSPEITOS, com a primeira parte a cabo dos Population 5.
Criados em 2014 na capital da Irlanda, esta “gente de Dublin” apresentou o seu primeiro álbum, “A Safe Distance to Watch” em 2017, onde está o seu maior hit, “Battles”, seguindo-se “CCTV” três anos depois e “Heart of a Nation”, em 2022. A banda compõe-se de Fiachra Treacy, Ste Ward, Uisneagh Treacy e Paul Kenny e inspirou-se no nome dum “rave club” dos anos 90 do século passado, que fez furor em Dublin.
Sempre num registo que cruza habilmente indie rock com electrónica, os Columbia Mills optaram por trazer um registo neo-realista para o seu terceiro álbum, que agora vêm apresentar à cidade do Porto. Com efeito, os temas das canções de “Heart of a Nation” giram à volta da crise económica que tem vindo a afectar o Eire, bem como a incúria com que as autoridades de Dublin tratam a cidade. Daí que o som dos Columbia Mills se tenha tornado mais intenso neste seu terceiro trabalho.
“Neste seu terceiro lançamento, os Columbia Mills dão espaço e tempo para que a sua música cresça, resultando num disco de maior impacto do que os anteriores. “Heart Of A Nation” é um álbum onde o significado é comunicado em cada elemento da própria música”, refere o site The Last Mixed Tape. Já para o site Big Take Over, além dos The National, também de pode ouvir influências dos “Glasvegas e dos White Lies, além do estilo de baixo de Peter Hook, ex-New Order, na faixa “Nevada”. Para o Blast Your Stereo, podemos escutar “uma melodia de rock alternativo, sombria e sonhadora, que certamente levará os ouvintes a um passeio de clareza e disposição”