Coliseu Porto celebra Dia Mundial da Música com Clarinetista da Orquestra Nacional de França

Porque nunca foi tão importante celebrar a música, no dia 1 de outubro o Coliseu Porto e a Orquestra Filarmónica Portuguesa organizam o concerto comentado “De Mozart a Beethoven”, com as obras de dois dos maiores compositores de sempre.

 

Este espetáculo do Dia Internacional da Música inicia-se com o “Concerto para Clarinete”, uma das últimas obras escritas por Mozart. Segue-se a “Sinfonia Eroica”, a terceira e uma das mais celebradas sinfonias de Beethoven, que a dedicou inicialmente a Napoleão Bonaparte, como resultado da sua simpatia pelos ideais humanistas e democráticos da Revolução Francesa. Uma epopeia musical histórica, dedicada aos ideais da liberdade e igualdade.

 

No clarinete estará um dos mais proeminentes clarinetistas portugueses, Carlos Ferreira. Nascido no Porto, ocupou o lugar de Clarinete Principal na Orchestre National de Lille e também na Orquestra Filarmónica de Londres. Dos muitos prémios que já soma na sua carreira destaca-se o segundo lugar no prestigiado Concurso Internacional de Música alemão ARD, em 2019. Com um percurso internacional em ascensão, é atualmente solista na Orchestre National de France.

Partilha