Coliseu apresenta linhas gerais da programação após reabertura…

A celebrar 80 anos, o Coliseu Porto apresentou na tarde desta segunda feira, 19 de Abril, a programação e as linhas gerais deste regresso à atividade.

A assinalar este regresso com público, o Coliseu apresenta, desde esta segunda-feira 19 de Abril e até ao próximo dia 25, Próspero, um monólogo de Jorge Pinto construído a partir de três textos de Shakespeare: A Tempestade, Tito Andrónico e Rei Lear

Em Maio regressam os Concertos Promenade, após uma interrupção de sete anos. Agora serão os Concertos Promenade 2.0, “a actualizar o conceito, mas mantendo o mesmo hardware”, referiu Mónica Guerreiro

A ópera regressa a 9 de Junho com Cavalleria Rusticana, de Piero Mascagni com direcção do maestro José Ferreira Lobo, e a 4 de Setembro Cosí Fan Tutte, de Mozart com  direcção de Cesário Costa, co-produções com orquestra da Universidade do Porto

Igualmente de regresso está o Circo nos meses de Verão com espectaculos fora da sala principal e depois em Dezembro o regresso do já carismático Circo de Natal.
Paralelamente o Coliseu continua a estabelecer parcerias com outras entidades e produtores de modo a diversificar a sua programação.

Igualmente foi anunciado na apresentação, que contou com a presença da Ministra da Cultura e do presidente da Camara Municipal do Porto, que a sala já não vai ser concessionada a privados para a realização de obras de restauro, devendo o Coliseu avançar com as mesmas no próximo ano, com um custo estimado em 3,5 milhões de euros, que serão pagos em partes iguais pela Câmara Municipal do Porto e pelo Ministério da Cultura.

 

“Vamos suspender a concessão que tinha sido decidida e avançar para as obras necessárias entre a Câmara Municipal do Porto e o Governo“, afirmou Graça Fonseca.

 

As obras deverão durar cerca de oito meses, período durante o qual o espaço estará fechado, e incidirão na fachada, cobertura e torre, revelou a presidente da direção do Coliseu, Mónica Guerreiro.

 

Fotografias / Reportagem: Vasco Coimbra

Partilha