O Teatro Viriato acolhe, no dia 3 de fevereiro, o concerto de apresentação das novas músicas do mais recente álbum do coletivo Senhor Jorge, que se encontra em desenvolvimento em residência artística com o apoio do Teatro Viriato.
Foi na Igreja da Misericórdia de Viseu, transformada em palco de teatro e música em 2018, que os artistas Rui Souza, de Dada Garbeck e João Pedro Silva, de The Lemon Lovers, conheceram o Sr. Jorge Novo, sacristão, ex-lapidador de diamantes, de personalidade tão preciosa que de repente conquistou o coração de quem o ouviu. Beirão de origem e fadista por paixão, Sr. Jorge prova que a expressão artística não é monopólio de especialistas e de profissionais, mas a necessidade de comunicarmos através dos sentidos.
“Neste E.P. temos ambientes sonoros contemporâneos que se juntam – ou aos quais se junta – a voz vivida e emocionante do Sr. Jorge. Temos uma espécie de lamento musicado sobre um passado que já foi, sobre um presente de saudade e de desencanto, sobre o envelhecimento e a perda, as alegrias e as tristezas, a memória das gargalhadas, dos desesperos e das paixões. Temos o amor – e sempre, implacável, o tempo. Temos, acima de tudo, o efeito de múltiplos e fecundos encontros cujo resultado agora se oferece à nossa fruição. Só temos de agradecer e aproveitar”, refere o coletivo.
Photo: Rafael Farias