Circulo de Jazz Fest Setúbal regressa em Janeiro 2020

A 9º edição do Circulo de Jazz Fest Setúbal organizado pela Câmara Municipal já tem data marcada para 17 a 25 de janeiro de 2020 com Mário Laginha Trio, Carlos Bica & Azul, Mário Delgado & Carlos Barretto, entre muitos nomes reconhecidos no panorama do jazz.

 

Mário Laginha Trio abre a 9ª edição do Circulo de Jazz Fest em Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi, com um projeto impar na área do jazz.  Mário Laginha no piano, Bernardo Moreira no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria propõem-se a realizar um concerto que se destaca pela diversidade, sugerindo ao público uma viagem em torno do jazz mais tradicional, registos mais mainstream ou world music.

 

Após um concerto que desafia os parâmetros do jazz, a noite continua na emblemática “Capricho” com os músicos Rodrigo Amado, Ricardo Toscano, Hernâni Faustino e João Lencastre. Concerto de entrada livre que permite um “after hours” descontraído ao som deste magnífico quarteto que leva o público a não ficar indiferente às prestações orgânicas, livres e com explorações de paradoxos enraizadas na tradição do jazz mais livre.

 

A 18 de Janeiro, é apresentado o projeto The Rite of Trio. Um trio de Jazz Jambacore que resulta de uma colaboração musical especial entre André Silva, Filipe Louro e Pedro Melo Alves que adotaram uma sonoridade assente na atitude e conceitos da música erudita às bandas progressivas/punk até ao jazz contemporâneo. Nesta noite o jazz chega em “dose dupla” e termina com o concerto de André Rosinha Trio, composto por João Paulo Esteves da Silva (Piano), André Rosinha (Contrabaixo) e Bruno Pedroso (Bateria). Um concerto com abertura para novas experiências e  novos caminhos com muito espaço para improvisação e bastante enraizado pelas suas personalidades musicais.

 

A Big Band Júnior é, também, um dos especiais projetos convidados para integrar este festival.  Dedicado aos mais novos, com entrada livre para crianças até aos 14 anos a Big Band Júnior apresenta um concerto comentado que pretende aproximar o jazz do público infanto-juvenil. Em diálogo com o público, os jovens músicos, o maestro e a pianista e compositora Inês Laginha desvendarão como se constrói um concerto, quais são as dinâmicas de uma orquestra, como se relacionam os instrumentos, entre muitas outras questões. Uma fascinante viagem que gira torno da música de Bernardo Sassetti e de alguns dos grandes clássicos de big band.

 

O concerto de Mário Delgado (guitarra) e Carlos Barretto (contrabaixo), dois veteranos do jazz português, é a forma perfeita de entrar no segundo fim-de-semana deste Círculo de Jazz, agendado para o auditório do Cinema Charlot.  Ambos com um percurso de extrema importância para o jazz em Portugal, dispensam apresentações, mas para quem conhece projetos a solo ou até mesmo onde atuam juntos como é o caso do Trio Lokomotiv, sabe que será um concerto que inevitavelmente marcará esta edição. Ainda nesta noite, Desidério Lázaro faz as honras da casa e fecha a noite com um concerto a solo. É hoje um dos mais reconhecidos saxofonistas e melhores músicos do Jazz português. A sua estética musical situa-se nos meandros do jazz, piscando o olho de forma constante ao universo rock e, de forma fugaz, mas intensa, à suavidade da música erudita.

 

Pela primeira vez, Setúbal recebe o emblemático Carlos Bica com o seu trio «Azul», formado pelo alemão Frank Möbus (guitarra) e o norte-americano Jim Black (bateria), que marcará o desfecho deste festival, também no auditório do Cinema Charlot. Com 20 anos de uma existência estável, mas altamente dinâmica quanto aos pressupostos estéticos da sua música este trio é uma referência no panorama do jazz europeu.

 

17 de janeiro

Fórum Municipal Luísa Todi

21:30 | Mário Laginha Trio

Sociedade Musical Capricho Setubalense

23:00 | Rodrigo Amado/Ricardo Toscano/Hernâni Faustino/João Lencastre Quarteto 

 

18 de janeiro

Fórum Municipal Luísa Todi

21:30 The Rite of Trio

22:30 | André Rosinha Trio

 

19 de janeiro

Fórum Municipal Luísa Todi

16:00| Big Band Júnior / Comentários: Inês Laginha | Direcção Artística: Alexandra Ávila Trindade e João Godinho | Direcção Musical: Claus Nymark | Produção: João Fragoso e Gil Pereira

 

24 de janeiro

Auditório Municipal Cinema Charlot

21:30 | Carlos Barretto e Mário Delgado

23:00 | Desidério Lázaro

 

25 de janeiro

Auditório Municipal Charlot

21:30 | Carlos Bica & Azul

Partilha