Circolando apresenta Clarão… de André Braga e Cláudia Figueiredo

No dia 24 de Novembro, a Circolando vai estrear no Teatro de Vila Real o projecto de teatro-dança “Clarão” com direcção de André Braga e Cláudia Figueiredo, a interpretação de Bruno Senune, Daniela Cruz e Valter Fernandes, a música de Pedro Augusto e a participação de mais de 30 intérpretes locais.

 

Sinopse:

Projecto integrante do programa “Algures a Nordeste”, “Clarão” resulta do convite dos Teatros Municipais de Vila Real e Bragança para criarmos um espectáculo que, tomando por ponto de partida o universo e pistas que encontrarmos no santuário de Panóias situado nos arredores de Vila Real, desenvolva uma reflexão mais alargada sobre a ideia de ritual.

Complexo arqueológico de grande singularidade, Panóias é um intrigante espaço ligado aos inícios do sagrado, quando as grandes fragas e os grandes montes eram adorados como deuses.

De Panóias quisemos relevar as dimensões transversais a todos os tempos e lugares, tendo encontrado no núcleo dos seus rituais as eternas e incontornáveis questões sobre os mistérios da morte e da luz.

Pedra, ar, sangue, cinzas, espectros, fantasmagorias, incubação de sonhos, clarões… Interessa-nos muito aprofundar este tempo dos princípios dos deuses, as visões panteístas e outras versões do sagrado difuso. Interessa-nos um universo nocturno, de medos e desconhecidos avassaladores. Interessam-nos os rituais de transe, de iniciação, a energia vermelha, o convite à “ultrapassagem dos seus próprios limites à procura do limiar”.

Este projecto tem uma forte dimensão transdisciplinar, assentando em diálogos imbricados entre dança, teatro, som, luz e vídeo, e conta com a participação de um grupo da comunidade local.

 

O projecto é uma co-produção com o Teatro Municipal de Vila Real, Teatro Municipal de Bragança, Teatro Nacional São João. Depois da estreia em Vila Real, seguirá em Dezembro para Bragança para uma recriação com um grupo local.

Já em 2019 é apresentado no Teatro Aveirense e no festival DDD – Dias da Dança, no Teatro Nacional São João.

 

24 de Novembro às 21h30 [Estreia]

25 de Novembro às 16h00

 

 

photo: Paulo Araújo

Partilha