Ciclo Julho é de Jazz no gnration em Braga

A quarta edição do ciclo que apresenta alguns dos melhores nomes da atualidade do jazz moderno arranca esta quinta-feira e decorrerá ate sábado.

Os norte-americanos The Bad Plus e Pulverize The Sound (na foto), dois importantes nomes do jazz moderno, vão encabeçar a quarta edição do ciclo Julho é de Jazz do gnration. O programa completa-se com o quarteto português do compositor e multi-instrumentalista Bruno Pernadas e ainda pelo trio The Rite of Trio. O trompetista Peter Evans, membro integrante do trio Pulverize The Sound, dará ainda uma masterclass focada no improviso como método de composição.

Donos de uma enorme popularidade um pouco por todo o mundo e aclamados pela crítica especializada, os norte-americanos The Bad Plus são formados pelos virtuosos músicos Reid Anderson, no contrabaixo, Orrin Evans, no piano, e Dave King, na bateria. No trabalho do trio surgido nos anos 90, para além dos seus temas avant-gard jazz com influência rock e pop, destacam-se versões singulares de canções de nomes como Neil Young, David Bowie ou Pink Floyd. Com mais de dez discos editados, o grupo que se tornou numa referência do jazz contemporâneo estará em Portugal para apresentar o último trabalho, “Never Stop II”. The Bad Plus atuam na quinta-feira, 12 de julho.

Pulverize The Sound é o projeto colaborativo que junta três dos mais interessantes músicos da atualidade do jazz moderno. Peter Evans, no trompete, Tim Dahl, no baixo, e Mike Pride, na bateria, são lendas no experimentalismo da cidade de Nova Iorque. No trio, torna-se quase impossível não dar destaque maior ao nome de Peter Evans. Evans é um dos grandes virtuosos do trompete da atualidade, uma referência mundial no jazz improvisado e na música avant-garde. Entre as inúmeras colaborações, destacam-se John Zorn, Evan Parker, Matana Roberts ou Peter Brötzmann. Atuam na sexta, 13 de julho.

 

Para além do concerto com o trio, o trompetista norte-americano Peter Evans dará ainda, na tarde de sábado, 14 de julho, uma masterclass em que focará a importância da improvisação como método de composição. A masterclass é aberta a todo o tipo de instrumentalista e compositores, que são aconselhados a trazer os seus instrumentos.

Compositor e multi-instrumentalista, Bruno Pernadas é um dos músicos portugueses mais respeitados do momento. De uma versatilidade revigorante, Pernadas é autor de alguns dos melhores discos editado em Portugal nos últimos anos. Ao gnration, o músico apresenta-se em ensemble formado por guitarra elétrica, contrabaixo, bateria e saxofone. André Silva, Filipe Louro e Pedro Melo Alves formam os The Rite of Trio, um trio jazz que depressa despertou o interesse do público com o disco de estreia “Getting all the evil of the piston collar”, editado em 2015 e considerado um dos melhores discos nacionais desse ano para a revista especializada Jazz.pt.

 

Bruno Pernadas Quarteto e The Rite of Trio apresentam-se ambos na última noite do ciclo Julho é de Jazz, sábado, 14 de julho. Durante todo o ciclo, o gnration dará a conhecer a instalação musical interativa My Jazz Band, de Rui Dias. A instalação permitirá ao público tocar como uma banda virtual de jazz, utilizando para isso um interface gráfico num ecrã multi-toque.

Partilha