O Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, de 30 de abril a 5 de maio, com uma seleção de 12 filmes de realizadores independentes nunca antes apresentados em Portugal e com um relevante percurso nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo.
O realizador Patrick Wang é o convidado desta edição, e estará em Lisboa para apresentar dois dos seus filmes – The Grief of Others e A Bread Factory -, e dar uma masterclasse na Faculdade de Belas Artes no dia 3 de maio.
A programação do Outsiders, uma iniciativa da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, procura responder à questão “o que é, hoje, a família americana?”, através de um conjunto de filmes que esboça o retrato da América contemporânea, do seu fascínio e das suas contradições, através de um olhar sobre a família nas suas múltiplas declinações. Para Carlos Nogueira, programador do ciclo, “estes filmes mantêm-se fiéis ao espírito que procurámos imprimir aos nossos Outsiders desde o início: respeito pela diversidade, procura da representatividade e atenção ao aspeto lúdico”.
O Outsiders 2024 arranca no dia 30 de abril com o filme The Unknown Country, da realizadora Morrisa Maltz, protagonizado por Lily Gladstone, a primeira atriz nativa norte-americana nomeada para o Óscar de Melhor Atriz (pelo seu desempenho em Killers of the Flower Moon, de Martin Scorcese). O filme, que teve sua estreia mundial no Festival South by Southwest, acompanha uma jovem mulher em luto por um familiar próximo, que embarca numa viagem após receber um convite inesperado.
No feriado de 1 de Maio, são exibidos três filmes: Land Ho!, uma comédia dramática realizada por Martha Stephens e Aaron Katz, sobre dois ex-cunhados reformados, que decidem fazer uma viagem à Islândia para reacender a sua amizade e aproveitar a vida, uma reflexão sobre o envelhecimento, a amizade e a busca da felicidade; South Mountain, de Hilary Brougher, cujo enredo aborda as complexidades das relações familiares, os desafios da maternidade e as mudanças nas dinâmicas conjugais; Na sessão da noite é exibido Pier Kids, um documentário de 2019 realizado por Elegance Bratton sobre a vida de jovens sem-abrigo LGBTQI+ que se reúnem num icónico ponto de encontro da cidade de Nova Iorque, que oferece um olhar íntimo sobre as lutas e triunfos desses indivíduos, abordando temas como identidade, família e pertença.
Realizado por Ricky D’Ambrose, o filme The Cathedral (2017), que acompanha os altos e baixos da história de uma família através do olhar do narrador, explorando temas como memória, identidade e nostalgia, é exibido no dia 2 de maio.
No dia 3 de maio, às 19h, é exibida a obra Driveways, realizada por Andrew Ahn, que aborda temas de solidão, amizade intergeracional e aceitação, e às 21h15 Birth/Rebirth, um filme de terror psicológico estreado comercialmente nos EUA no passado mês de agosto depois de uma passagem por Sundance, e que marcou a estreia de Laura Moss na realização. Neste filme, a realizadora reexamina o mito de Frankenstein através das lentes da maternidade e da mortalidade.
Realizado por Jeremy Hersh, The Surrogate, que aborda questões éticas e emocionais em torno da gestação de substituição, é apresentado no dia 4 de maio.
A terceira edição do ciclo Outsiders termina no domingo, dia 5 de maio, com a exibição de duas obras: Bloody Nose, Empty Pockets, realizada pelos irmãos Bill Ross IV e Turner Ross, que decorre no último dia antes do encerramento definitivo de um bar em Las Vegas e que adota uma abordagem improvisada, permitindo que os eventos e diálogos se desdobrem organicamente, criando uma sensação de autenticidade e crueza e misturando elementos de documentário e ficção; e à noite, a encerrar o ciclo, é exibida A Thousand and One, longa-metragem de estreia da realizadora e argumentista A.V. Rockwell, que recebeu o Grande Prémio do Júri no Festival de Sundance 2023 e que foi seleccionada para importantes festivais de cinema como South by Southwest, Locarno ou Berlim. O filme leva-nos até Nova Iorque dos anos 90 e acompanha Inez de La Paz (Teyana Taylor), uma jovem negra acabada de sair da prisão e que toma a desesperada decisão de “sequestrar” o seu filho de seis anos de uma família de acolhimento, experiência idêntica à que ela vivenciou.
O realizador Patrick Wang é o convidado desta 3.ª edição do Outsiders. Conhecido pelas narrativas profundas das suas obras, que exploram temas complexos e emotivos e que abordam questões sociais e familiares, Wang vem a Portugal para ser o orador numa masterclasse na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que se realiza no dia 3 de maio às 17h e apresentar dois filmes: The Grief of Others (2015), que aborda a dinâmica de uma família que tenta lidar com a perda de um filho recém-nascido e A Bread Factory (2018), para ver no sábado, dia 4 de maio, um filme que se divide em duas partes, sobre a luta de duas proprietárias para conseguirem a sobrevivência de uma comunidade de arte independente. Recordar que em 2021, na 1.ª edição do Outsiders, já tinha sido exibida a primeira longa de Patrick Wang, In the Family.
O Outsiders – Cinema Independente Americano tem a sua terceira edição de 30 de abril a 5 maio no Cinema São Jorge e na Faculdade de Belas-Artes, em Lisboa e é uma coprodução entre a FLAD e o Cinema São Jorge.