Das escavações ao passado, Chico da Tina tem dado a descobrir aos poucos o seu futuro. “SOU ARQUEÓLOGO” resulta, por isso, da exploração do minhoto em terreno fértil para as suas ferramentas criativas. E ao quarto single do seu novo longa-duração a solo, já é bem visível toda uma paisagem no campo do inédito luso-piseiro em SOU GRANDE NO AMOR, disco que tem vindo a ser desenterrado peça a peça por este “doutorado em história” com a “lição bem estudada”.
Apresentado ao vivo pela primeira vez na Queima das Fitas do Porto no início de Maio, “SOU ARQUEÓLOGO” tem sido antecipado desde então pela fervorosa legião que segue Chico da Tina para onde quer que o artista actue. Já no final deste mês, chega finalmente às plataformas digitais a canção que inaugura a tão aguardada época dos Santos Populares — para a qual contribuiu o próprio Chico com a difusão do já célebre “Excel dos Santos”, enviando inclusivamente uma estrofe dedicada a pedido de quem o contactasse.
Num autêntico hino à música popular — concebido à mais fiel e singular imagem do próprio autor — Chico da Tina levanta o véu ao que virá a ser o seu novo álbum de originais, com mais um single a furar tendências e escalar o topo das preferências dos ouvintes a nível nacional: por esta altura, já o single homónimo de “SOU GRANDE NO AMOR” e “VÍCIOS” conquistaram lugares cimeiros entre as 20 músicas mais ouvidas no Spotify Portugal (entre as quais se encontra ainda “Última Dança” com Lucas Maia, tema que ecoa em grande escala desde o ano passado). E pela resposta do público às apresentações de “SOU ARQUEÓLOGO” ao vivo, para lá caminha mais este.
__________________________________________________________________________________________________________________________
🖋 Redação / press release


