Chico Buarque recebe o Prémio Camões de 2019

Cantor e escritor brasileiro, Chico Buarque venceu um dos prémios mais importantes da literatura de língua portuguesa, dado pelos governos de Portugal e do Brasil, em reconhecimento pelo seu trabalho em prol da literatura em língua portuguesa. O júri responsável pela escolha, formado por representantes do Brasil, de Portugal e dos países africanos de língua oficial portuguesa, anunciou o vencedor na 3ª feira passada, após uma reunião que durou cerca de duas horas.

Instituído em 1988, o Prémio Camões de Literatura tem o objectivo de reconhecer um autor de língua portuguesa que tenha “contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural” do idioma, através do seu conjunto da obra.

Conhecido principalmente como um dos maiores nomes da MPB, Chico Buarque conseguiu sucesso também como dramaturgo e como escritor, tendo vencido vários prémios de obras literárias (romance e poesia) e textos para teatro e óperas.

Com este prémio, o cantor torna-se o 13º brasileiro a fazer parte de um restrito grupo de grandes nomes como Jorge Amado (1994) e os portugueses José Saramago (1995) e António Lobo Antunes (2007), entre outros.

Partilha