Cave Story marcam presença na primeira edição do FEN Winter Sessions

A 23 de novembro, a cidade de Fafe recebe a primeira edição do FEN Winter Sessions. Num dia com várias horas de música, os concertos dividem-se por salas emblemáticas da cidade de Fafe. Um roteiro itinerante que contempla o Club Fafense, a Estação Memória, o Café Avenida e o Matadouro.

O Winter Sessions surge da necessidade de dinamizar a atividade cultural em Fafe, de potenciar a criação artística local e regional e de incorporar a própria cidade com a arte. Neste sentido, a organização estabeleceu uma parceria com o projeto local MalFeito que, imbuído neste espírito, vai fazer a curadoria dos concertos que decorrerão no icónico estabelecimento fafense Café Avenida.

Fruto desta colaboração, os Cave Story regressam a Fafe. Revigorando a linguagem do rock, habituaram o público ao seu vocabulário extenso de toadas minimalistas repletas de sagacidade e deleite com “West” (2016) e “Punk Academics” (2018). Em “The Town”, editado no final de 2021, o grupo partiu para uma exploração da estrutura da canção numa vertente intimista e intensamente texturada. O início de 2023 trouxe-nos o seu terceiro e mais recente álbum: “Wide Wall, Tree Tall”.

A cidade de Fafe recebe também o d-beat raw punk dos Dishuman. O coletivo formado por três membros naturais de Arco de Baúlhe, surge no início de 2021, ano em que lançam a sua primeira demo. Lançada, curiosamente, em formato de cassete, este primeiro trabalho da banda teve o cunho da Human Dizcharge, sediada em Londres e da Roachleg Records, sediada em Nova Iorque, o que levou os Dishuman a ganhar uma boa reputação no panorama punk underground internacional. O seu som agressivo com influência apenas de Discharge e Disclose, duas bandas de d-beat dos anos 80 e 90, respectivamente, já levou o conjunto a percorrer algumas salas do seu próprio país, bem como diferentes cidades europeias, de que são exemplo Leeds, Sheffield, Barcelona, entre outras.

A organização adiantou ainda mais dois nomes que vão subir a palco no dia 23 de novembro. A Sul c/ Marta Fonseca leva até Fafe um concerto de músicas inéditas do projeto d’A Sul onde, a mesma, convida Marta Fonseca, guitarrista, para fazer arranjos de guitarra clássica baseados nas suas canções. Um serão intimista onde A Sul canta e é acompanhada pela sensível e melodiosa guitarra de Marta. Estes temas fazem parte do álbum de estreia da própria que sairá em 2025.

Camila e Helena Margarida com o seu projeto Pré-Dissolução concluem, para já, o leque de nomes avançados pela organização. O duo nasce inesperadamente em 2023 após a desenvoltura das gravações do Dissolve, EP com composições de Camila e produção de Helena Margarida. Este projeto explora e dissolve emoções, procurando transformar até as menos compreendidas e partilhadas em algo que possa transmitir beleza e calma. Em Pré-Dissolução, a dupla feminina junta a voz e a guitarra num ambiente intimista, com temas originais, covers, muito amor, carinho e acima de tudo, partilha.

🖋 redação / press release

Partilha