Cascais Jazz Sessions… O novo espaço EDPCOOLJAZZ

Nesta edição do EDPCOOLJAZZ será a Câmara Municipal de Cascais a apadrinhar este novo espaço. Artistas portugueses que têm no jazz a sua expressão máxima atuam em formato de Trio nas 7 noites do festival. As atuações do Cascais Jazz Sessions decorrem a partir das 20h00 no espaço Cool Pick & Go (foodcourt do festival) no Parque Marechal Carmona, em Cascais, convidando o público a vir mais cedo e a usufruir de uma programação alargada.

O mote de arranque em cada noite do festival será, o jazz tratado na primeira pessoa por talentos portugueses como Jéssica Pina, Ricardo Marques, Elmano Coelho, Vasco Pimentel, e projeto Off the Road (André Fernandes, Nelson Cascais e Rui Pereira).

 

11 e 31 Julho – Jéssica Pina (trompete)

Jéssica Pina já é um “clássico” do EDPCOOLJAZZ. Em 2017 tinha atuado por 2 vezes e para a celebração da 15ª edição volta a marcar presença em dose dupla no início e no encerramento. Desde cedo surgiu a sua paixão pelo trompete tendo feito formação na Universidade de Évora. Jéssica Pina tem Mestrado na Escola Superior de Música de Lisboa. Com um gosto especial pelo jazz, soul, funk, apresenta aqui o seu trio com ritmos soul / funk.

 

17 Julho – Ricardo Marques (contrabaixo)

Ricardo Marques, nascido em 1994, é natural de Coimbra e iniciou a sua aprendizagem no baixo eléctrico aos 12 anos de idade, na escola secundária onde estudava. Aos 16 anos, foi representar a sua escola à Festa do Jazz do São Luiz onde lhe foram atribuídos os seguintes prémios: Melhor Instrumentista (Baixo Eléctrico) e Menção Honrosa de Melhor Combo. Faz parte de vários projectos/bandas e já colaborou com diversos artistas que envolvem sonoridades diferentes, dos quais se destacam: Carolina Deslandes, Luísa Sobral, April Ivy, Fatzilla e HOME.

 

18 Julho – Elmano Coelho (saxofone)

Estudou no Conservatório Regional Silva Marques de Alhandrana Classe de Saxofone do Professor José Massarrão. Participou em diversos Workshops e Masterclasses com Victor Santos, Jean-Yves Fourmeau, Stéphane Laporte, David Binney e Massimiliano Donninelli. Leciona Saxofone na Academia de Musica de Stª Cecília, no Conservatório de Santarém e no Conservatório Metropolitano de Lisboa. É membro fundador do CUTSAX – Quarteto de Saxofones de Lisboa.

 

20 Julho –  Vasco Pimentel (teclados)

Pianista português, desde muito jovem começou a aprender piano clássico, tendo completado o 8º grau de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa. Manifestou o seu interesse por jazz aos 14 anos de idade e teve como professores de piano João Paulo Esteves da Silva, Óscar Graça, Ana Araújo e Paula Sousa, tendo concluído o curso de jazz no Hot Club de Portugal (Escola de Jazz Luis Villas Boas). Frequenta, de momento, o curso de Mestrado em Música na vertente de piano-Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa.

 

26 Julho – Diogo Duque  (trompete)

Diogo Duque iniciou os seus estudos musicais na Banda Filarmónica do Felgar, sua cidade natal, que mais tarde foi aprofundar na Escola Superior de Música de Lisboa, onde se licenciou no curso Jazz. Atua regularmente com Bruno Pernadas, Black Mamba, Áurea, João Hasselberg e Mallu Magalhães, sendo atualmente um dos instrumentistas de referência do atual panorama musical português do jazz, mas também do rock e pop.

 

28 Julho – Off the Road (André Fernandes, Nelson Cascais, Rui Pereira)

O grupo Off the Road é um projecto de jazz liderado pelo baterista Rui Pereira, que procura misturar influências da música tradicional americana, com as novas correntes de Pop, Rock e World Music, resultando numa sonoridade moderna muito característica. Nesta ocasião o grupo apresentar-se-á em trio, com os consagrados do panorama jazzístico nacional, André Fernandes na guitarra, e Nelson Cascais no contrabaixo. Nesta apresentação única, o repertório será constituído por temas do cancioneiro popular norte americano.

Partilha