Carminho e MARO confirmadas no Festival Jardins do Marquês – Oeiras Valley

O Festival Jardins do Marquês – Oeiras Valley está de regresso para a sua 2ª edição.  Com o verão cada vez mais perto, há mais uma noite de julho para registar na agenda: a fadista Carminho atua no dia 7 de julho, com a primeira parte a cargo de MARO.

 

E há outras razões para passar por Oeiras entre os dias 1 e 10 de julho: Jorge Drexler atua no dia 5 de julho na primeira parte de Marisa Monte; Gilsons, no dia 8 de julho, na primeira parte de Nouvelle Vague; e José Cid leva o seu Acid Jazz Project aos Jardins do Marquês, no dia 9 de julho, na primeira parte de Gregory Porter.

 

Carminho é uma das grandes vozes do fado e uma das artistas portuguesas com maior projeção internacional. Nasceu no meio das guitarras e das vozes do fado, filha da conceituada fadista Teresa Siqueira, e estreou-se a cantar em público com apenas doze anos, no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

Fado“, o seu primeiro disco, é editado em 2009 e tornou-se num dos mais aclamados álbuns do ano e da década. Em 2012, o segundo álbum, “ALMA“, estreia-se no primeiro lugar de vendas em Portugal e alcança posições de destaque em vários tops internacionais…

 

MARO é uma das artistas do momento. A música entrou bem cedo na vida de Mariana Secca: começou a receber formação musical quando tinha apenas 4 anos de idade e aos 11 já escrevia a primeira canção. Mas as coisas só ficariam mais sérias quando, aos 19 anos, percebeu que esse era realmente o caminho da sua concretização artística. Formou-se em Berklee e, em vez de voltar a Portugal, arriscou uma ida para Los Angeles, onde gravou e produziu uma série de discos.

No primeiro semestre de 2018 lançou o primeiro disco, em três volumes. Todas essas músicas, escritas entre os 12 e 22 anos, estão organizadas pela ordem em que foram compostas e são cantadas em português e inglês. De seguida lançou “Mistake to Be Learned”, um EP de quatro músicas em colaboração com o produtor americano BLANDA, num registo que mostra sua versatilidade enquanto artista pop-soul e R&B. Ainda em 2018 houve “MARO & Manel“, uma cativante colaboração com Manuel Rocha, jovem guitarrista e compositor, e ainda “t’s OK”, um álbum a solo de nove faixas, com ênfase acústica. Entretanto, os vídeos que ia lançando nas redes sociais colocaram-na no radar de Jacob Collier, que a convidou para integrar a sua banda.

A artista, hoje agenciada pela Quincy Jones Productions, foi o nome escolhido para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 2022, com a canção “Saudade, Saudade”.

Partilha