“Testa de Ferro” é o mais recente video de Cara de Espelho e encerra um ciclo de quatro vídeos realizados por Joana Brandão que inclui “Corridinho Português”, “Político Antropófago” e “Tratado de Paz”.
A realizadora descreve, assim, o seu processo criativo e a experiência de colaborar com Cara de Espelho, trazendo para o campo audiovisual a estética que a banda estava, na altura, a criar para o seu álbum de estreia:
“Nos primeiros dois [vídeos], Político Antropófago e Corridinho Português, o desafio era fazer trabalhos mais gráficos, que fossem ao encontro da estética que a banda já tinha, no álbum. Criei dois vídeos diferentes mas com uma premissa comum, ambos com a colaboração, na edição e grafismos, da Inês Carrola e do Ricardo Madeira e em Corridinho Português, com manipulação de fotografias do Rui Palha.
Em Tratado de Paz, a grande premissa era a simplicidade e fui ao encontro disso, procurando que a palavra não passasse despercebida. Já no caso de Testa de Ferro, o desafio que me lançaram foi de criar um vídeo simples, em que se sentisse a energia da banda a tocar. O vídeo, com a direcção de fotografia do Paulo Segadães (também em Tratado de Paz) e a edição do Bruno Moreira | Mola, passa essa energia, mas nada como ver os Cara de Espelho, ao vivo, para realmente sentirmos o poder desta “super”-banda!”.
Estrearam-se em outubro de 2023 com “Corridinho Português” e “Político Antropófago”, os dois singles que mostraram, pela primeira vez, a sonoridade singular de Cara de Espelho. O álbum de estreia, chegou a 26 de janeiro e recebeu grande destaque da imprensa especializada, nacional e internacional.
Após a digressão de verão e nove meses depois da sua estreia no Theatro Circo em Braga, a banda Cara de Espelho está de regresso às grandes salas de espetáculo no dia 29 de novembro para um concerto, em nome próprio, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.
🖋 redação / press release