O ciclo de programação Cânticos das Sereias regressa ao Cais Criativo da Costa Nova para uma terceira edição que apresenta os concertos de Maria Monda (18 de agosto) e COBRACORAL (25 de agosto). O ciclo, promovido pelo 23 Milhas, desafia as vozes femininas a serem protagonistas de concertos à beira-mar, para “aplicar depois do sol”, no espaço privilegiado e soalheiro do Cais Criativo.
Em 2023 o foco está no instrumento vocal, nos silêncios e nas respirações, no ritmo e nas modulações possíveis do som, do gesto e do corpo todo enquanto intérpretes do que é dito e do que fica por dizer.
Maria Monda (na foto) são Sofia Adriana Portugal, Susana Quaresma e Tânia Cardoso e partilham o gosto pela pesquisa vocal, sonora e cénica. Mondam canções e saberes antigos de forma contemporânea, através do canto polifónico e dos ritmos da percussão. Cantam repertório do cancioneiro lusófono, mas também composições originais que acentuam a força da palavra e da poesia. Mondar é limpar, arrancar as ervas daninhas, deixando o essencial para que tudo floresça, e para as Maria Monda a essência está no tecer das vozes.
As COBRACORAL são Catarina Miranda, Clélia Colonna e Ece Canli. Miranda explora a oralidade de um ângulo coreográfico, Colonna pesquisa sobre as tradições polifónicas da Ásia e do Mediterrâneo, e Canli investiga práticas de voz expandida. Exploram o potencial da voz através do uso de efeitos sonoros e do gesto, para amplificar a experiência aural que sugere a extensão da voz para além dos limites elétricos e corporais. O movimento dos corpos também molda o som, tal como um eco artificial, um delay, ou uma mudança de tom.