“Cachorro Sem Dono” dá nome ao novo projeto artístico que junta Stereossauro e Cabrita

Cachorro Sem Dono dá nome ao novo projeto artístico que junta Stereossauro e Cabrita.

Depois de se apresentarem com o single “Chika Pika”, em fevereiro de 2022, introduzindo a sonoridade, as personagens e o enredo desta nova aventura, a dupla edita o álbum de estreia homónimo – “Cachorro Sem Dono” – a 1 de abril, pela Omnichord Records.

 

A colaboração entre Tiago Norte (Stereossauro), eclético DJ e produtor sediado nas Caldas da Rainha, e João Cabrita (Cabrita), saxofonista multifacetado e omnipresente na música portuguesa contemporânea, começou à distância, durante os confinamentos provocados pela situação pandémica.

Entre trocas de ficheiros e discussões, os autores de “Desghosts & Arrayolos” (2021) e de “Cabrita” (2020), decidiram construir um projeto sonoro e narrativo em que Stereossauro se apresenta como Roy Vides e Cabrita como Niniko Salvaca, dois detetives privados com pouca sorte e um passado pouco claro, famosos por aceitarem casos bizarros, com o mui nobre desígnio de pagarem a conta do bar.

 

O álbum conta a história de uma das suas improváveis aventuras, onde movidos pelo instinto e a improvisação, e enfrentando as mais diversas adversidades, tentam resolver o estranho mistério do desaparecimento de “Chika Pika”, a galinha premiada da Sra. Odete que desapareceu sem deixar rasto. Cada tema é um episódio desta saga alimentada de romantismo, peripécias variadas e, sobretudo, de muita e boa música.

 

Convocando os amplos universos sonoros em que Stereossauro e Cabrita têm trabalhado, este é um álbum que percorre distintas linguagens musicais, do funk ao jazz, do trip hop à eletrónica, nunca deixando de revelar a identidade estética e singular dos seus autores. Por vezes em registo mais acelerado, noutros momentos em tons mais melancólicos, Cachorro Sem Dono vai percorrendo diferentes perspetivas, registos e ambientes, à medida que vai desvendando as façanhas destes dois detetives de coração mole.

Editado a 1 de abril pela Omnichord Records, o álbum sairá em formato digital e em vinil de 10 polegadas, e será apresentado em três espetáculos especificamente pensados para o lançamento do projeto, em Lisboa, Rio Maior e Leiria, nos dias 22, 23 e 24 de abril, respetivamente.

Partilha