A galeria Balcony acaba de anunciar a sua próxima exposição CABRA CEGA, a inaugurar no dia 19 de setembro pelas 22h. Este projeto curatorial tem autoria do artista Tiago Alexandre e irá reunir nomes como: Ana Vidigal, Binelde Hyrcan, Dealmeida Esilva, Fernão Cruz, Horácio Frutuoso, João Pedro Vale + Nuno Alexandre Ferreira, Nikolai Nekh, Nuno Nunes-Ferreira, Sara Mealha, Tiago Alexandre e Vera Mota.
“Se nesta data comemoro com a Balcony o seu segundo ano de atividade, fazendo uma daquelas somas rápidas, pelos dedos, apercebo-me de que se cumprem também, por esta altura, sete anos desde que apresentei a minha primeira proposta – uma aventura – no âmbito da curadoria, a Residência Artística Pé de Cabra, em 2012.
Para o projeto da altura, reuni um grupo de artistas de quem gostava e a quem propus um certo desafio. Desta vez, o desafio é-me posto pela galeria: que eu execute uma exposição com todos os artistas de quem gosto. (De certa forma, a história repete-se.)
Essa é, pois, a premissa e também o método: no jogo dos afetos a seleção é feita de olhos vendados. Convidei os artistas e não olhei para as peças, conheço o seu trabalho quase de cor. Inventei, sim, uma forma de os ter comigo no meu atelier – surdos, cegos e calados. Confiaram em mim e deixaram-me trabalhar. Contavam que não me iria embora, e eu não fui.” Tiago Alexandre