Bombino regressa a Portugal para apresentar “Deran”

Omara ‘Bombino’ Moctarin, também apelidado de “Hendrix do deserto”, nasceu e foi criado no Níger, perto da cidade de Agadez. Começou a aprender guitarra graças a um destes instrumentos, que encontrou abandonado num dos exílios que, enquanto tuaregs e nos muitos conflitos com o governo do Níger, foi obrigado a fazer, com a sua família.

Os fãs de Bombino e da música Tuareg em geral vão encontrar algumas novidades neste álbum. A primeira é a apresentação de um novo estilo do qual Bombino é pioneiro e que pode ser chamado de “Tuareggae”, uma mistura luminosa de rock/ blues Tuareg com uma gota de reggae. Outra é o uso, pela primeira vez no registo de música Tuareg de harmonias vocais entre cantores o que dá uma nova profundidade e cor às canções.

Com sucesso, durante o par de anos seguintes viajou pelo mundo inteiro apresentando com clamor a sua música, temas irresistíveis, cheios das suas origens e com o rock ‘n’ roll a sair disparado da sua guitarra. Virtuoso, de jeito único na execução do instrumento, a sua dimensão alcança reconhecimento mundial com o disco de 2013, “Nomad” gravado e produzido por Dan Auerbach dos The Black Keys no seu estúdio de Nashville.

A banda que o acompanha é mais unida e mais enérgica do que nunca. O resultado é o mais polido e inovador álbum de BombinoDeran” recentemente editado.
Dia 22 de Dezembro, o músico africano regressa a Portugal para uma apresentação única no B.Leza Clube em Lisboa.

 

photo: Paulo Homem de Melo / Arquivo Glam Magazine

Partilha