Blasted de Sarah Kane no Teatro da Trindade INATEL

Blasted, a primeira peça da dramaturga inglesa Sarah Kane, está em cena na Sala Estúdio do Teatro da Trindade INATEL já a partir de 9 de março. A encenação é de João Telmo e a interpretação de Bernardo Lobo Faria, Graciano Dias e Margarida Bakker.

 

A ação decorre num quarto de hotel, rodeado por uma guerra que se trava no exterior. Ian, um jornalista alcoólico, enfermo, racista, misógino e homofóbico, e Cate, uma rapariga burguesa e inocente, perpetuam uma relação agonizante e moribunda de violência psicológica, sexual e física. Subitamente, um Soldado irrompe pelo quarto. Cate esconde-se e consegue fugir, mas Soldado apodera-se psicológica e sexualmente de Ian, descrevendo-lhe as atrocidades que concretizou e testemunhou desde que a guerra eclodiu.

 

Para o encenador, Sarah kane, através de um discurso poluído, insolente e pornográfico, tem a mestria e o virtuosismo de apresentar, sem qualquer pudor, os contornos desregrados e perversos das relações humanas e as circunstâncias transitórias e inconsistentes da existência do indivíduo nas sociedades ocidentais pós-modernas. João Telmo defende ainda que, apesar de ser um texto escrito há 28 anos, não deixa de ser uma radiografia, assustadoramente, nítida e surpreendente dos paradigmas sociais que enfrentamos nos dias de hoje: o volátil e o descartável como leitmotiv dos nossos quotidianos e a guerra sempre em pano de fundo a circunscrever a(s) nossa(s) realidade(s).

 

Esta é uma coprodução Teatro da Trindade INATEL, Nova Companhia e Teatro Municipal do Porto – RIVOLI e pode ser vista até ao dia 23 de abril, de 4ªf a domingo, às 19h.

 

Photo: Felipe Ferreira

Partilha