BISPO e Celeste/Mariposa são os mais recentes veraneantes a confirmar a sua presença naquele que é o melhor dia de praia do Funchal. Por entre a música de dança com pé firme em África e as paisagens musicais electrónicas começa a desenhar-se o formato final do cartaz do Aleste de Maio, este ano a ter lugar a dia 26. As duas novas confirmações juntam-se aos já anunciados Bruno Pernadas, Surma e Bitchin Bajas.
Projecto paralelo dos Capitão Fausto, os BISPO quase enganam com uma abordagem ao fantástico mundo dos Kraftwerk lido através de um Casio. Música de dança e aproximação à eletrónica de uns Daft Punk, em versão midi e lo-fi e é mais ou menos isso que encontramos em Aviation, MidiTronic ou Mamluks, os singles com que vão alimentando a, também sua, Cuca Monga.
Parte mais visível do projecto Celeste/Mariposa, o Afro-Baile é uma celebração da cultura PALOP, em tudo o que tem de riqueza patrimonial, sonora e linguística. Através da vontade do seu mentor, Wilson Vilares, tem vindo a dedicar-se à pesquisa discos, cassetes, CDs, livros e histórias de amigos para, com esse capital, arquivar e destacar os diversos estilos musicais que compõem o mundo africano de língua oficial lusa. Do baile À gingas, dos costumes às preocupações, vários são os dialectos com que se move (na pista) desta libertação (e liberdade) musical. Na Madeira, naquele que é o melhor dia de praia do ano, promete deixar a pista de dança em brasa.
Mais nomes serão anunciados nas próximas semanas.