Biografia dos Brasileiros Titãs é lançada em Portugal

Com inúmeros êxitos que atravessaram gerações, os Titãs chegam a Portugal para celebrar os seus 40 anos com a formação original na digressão “Encontro”, na Altice Arena, dia 3 de novembro.

A trajetória da mais importante banda brasileira de rock é narrada na biografia “A vida até parece uma festa – A história completa dos Titãs”, dos jornalistas Hérica Marmo e Luiz André Alzer, que terá uma sessão de autógrafos em Lisboa na véspera do show, dia 2.

Os autores estarão no Espaço Talante, na Livraria Ler Devagar, a partir das 18h30, e participarão ainda de uma conversa com o jornalista Henrique Amaro e Charles Gavin, que além de baterista da formação clássica dos Titãs é um respeitado pesquisador musical.

Editada originalmente quando os Titãs fizeram 20 anos, a biografia ganha uma atualização, pela Globo Livros, com histórias inéditas até os dias de hoje. Branco Mello, Sérgio Britto, Tony Bellotto, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Charles Gavin, Marcelo Fromer e Paulo Miklos, a formação clássica dos Titãs, estão neste livro de forma transparente, com os seus altos e baixos, em episódios e bastidores nunca revelados. Para escrever o livro, Hérica Marmo e Luiz André Alzer acompanharam a banda em viagens e entrevistaram, além dos próprios músicos, mais de 50 personagens fundamentais na trajetória dos Titãs, como Marisa Monte, Lulu Santos e os produtores Liminha e Jack Endino.

 

Ao longo dos capítulos, narrados a partir da origem do grupo em uma escola de São Paulo, o leitor acompanha a prisão de integrantes; desentendimentos entre eles e com outros astros da música; a construção do lendário disco “Cabeça dinossauro” (considerado o mais importante álbum de rock brasileiro); a morte traumática do guitarrista Marcelo Fromer; mágoas que terminaram em dissidências; e, claro, muitas curiosidades sobre como nasceram dezenas de êxitos.

 

Portugal está presente em várias páginas da trajetória dos Titãs, principalmente por meio da ligação dos brasileiros com os Xutos & Pontapés. Contemporâneas, as bandas se conheceram nos anos 80, descobriram afinidades e construíram laços de amizade. Em 1988 e 1999, fizeram digressões juntos em Portugal. Em 2011 e 2012, partilharam o palco, em apresentações marcantes nas edições brasileira e portuguesa do Rock in Rio. Antes, os Titãs homenagearam os amigos ao gravarem “Circo de feras”, no álbum “As dez mais”.

Partilha