BINNAR regressa a Famalicão na sua 5ª edição

BINNAR, Festival Internacional de Artes regressa a Famalicão de 5 a 27 de Novembro.

BINNAR é uma acção artística em constante desenvolvimento, um festival e uma plataforma.
// O festival BINNAR realiza-se na cidade de Vila Nova de Famalicão desde 2016. Entre música, performance, fotografia, teatro, vídeo, escultura, imagem ou instalação são vários os artistas e grupos de artistas que passam pela cidade, quer seja em exposição, com actuações ao vivo, em residência e/ou a coordenar projectos e workshops.

 

“Chegados a este atípico ano de 2020 e à marca dos cinco anos de existência do BINNAR, somos inevitavelmente confrontados com a sua história: o percurso feito desde o primeiro momento em que foi esboçado o projecto inicial para esta ideia de festival até ao ano presente. O que foi, o que é e para onde nos dirigimos.

Em plena época de restrições, avaliamos em primeiro lugar as dificuldades que se afiguram à edificação de um corpo de festival, que incluem desde logo a inibição à nossa participação enquanto seres físicos num dado tempo e espaço. Em segundo lugar, tentar perceber como tratar o arquivo decorrente de toda a sua cronologia, não só como resumo da acção do festival, mas também como exercício de construção futuro.

Face a estas questões, adquirimos a noção clara da importância de trabalhar o arquivo, não só a partir dele – no recurso ao registo feito para que dessa forma se abra espaço a novas leituras -, mas também apontando novas direcções, recorrendo a suportes que fixem de alguma forma o trabalho envolvido no processo que vai da criação à apresentação de uma arte – que se diria desmaterializada, algures entre a ideia e a acção – que nasce criativamente todos os anos no âmbito do festival.

Neste plano constante, poderemos dizer que existe um desafio que é lançado anualmente pelo BINNAR ao espectador, exigindo-lhe sempre uma participação activa face ao que lhe é apresentado.

Aí percebemos que o festival foi desenhado a cada dia como sendo algo parecido a um encontro. Um encontro das artes, das pessoas, dos colectivos, das escolas. Um encontro da cidade e do concelho, do território famalicense consigo mesmo, com os seus espaços, os seus dinamizadores e o seu público, assim como o acolhimento ao público geograficamente disperso que nos visita. Desenhado para tratar a cultura no seu estado mais puro, sem a pressão dos números de plateia, para servir e incluir todos, com entrada e inscrição totalmente livres nos eventos, exposições, oficinas ou workshops.

BINNAR, presente!”

Partilha