Bernardo Chatillon no TBA em coapresentação com o CCB

O criador português radicado em Berlim Bernardo Chatillon estreia a sua mais recente peça em Portugal. Reindeer Age #0 mistura episódios autobiográficos e outras ficções, criando diversas imagens coreografadas que, apesar de pessoais, remetem para as nossas memórias culturais coletivas. Inicialmente anunciado para acontecer no Centro Cultural de Belém, Reindeer Age #0 acontecerá no TBA, dias 4 e 5 de Junho.

 

“No livro o Nascimento da Arte, Georges Bataille refere-se a Reindeer Age como o termo mais adequado para o tumultuoso surto de imagens pintadas na gruta de Lascaux. Seguindo esta ideia de Tumultuoso surto de imagens lembro-me do dia em que comi arroz doce com uma faca que o meu avô usava para os trabalhos do campo. A memória de estar entre o perigo de cortar os lábios e o prazer de provar aquele doce levaram-me a criar Reindeer Age #0

A ideia é jogar com a noção de tempo de visível e de presença. Quando reconto uma história, procuro a composição dos gestos das memórias e dos “insights” que surgem em tempo real, novos impulsos e novas ideias manifestam-se enquanto eu a faço. Torna-se uma performance entre os elementos visíveis na sala e os eventos que a oralidade invoca. A história é um ponto de partida um acesso para alcançar outros mundos.

O que eu faço é desmontar e abrir uma memória de um ponto de vista performativo. Abrandando o ato de contar e deixar-me observar pelo que está na sala. O texto é apenas um pretexto.”

Partilha