“Bela Senão Sem” de João Paulo Esteves da Silva e Orquestra Jazz de Matosinhos, reeditado com 3 inéditos

Quase dez anos depois da sua edição, “Bela Senão Sem”, o disco que junta João Paulo Esteves da Silva com a Orquestra Jazz de Matosinhos, é reeditado esta segunda feira, 5 de Julho, com o selo CARA.

Aos arranjos originais de Carlos Azevedo, Pedro Guedes e João Paulo Esteves da Silva, “Bela Senão Sem” conta com três novos temas improvisados pelo pianista no estúdio da OJM: “Acampamento”, “O motor da ternura” e “Duas Fogueiras”.

 

“A escrita de ‘Bela Senão Sem’ é bastante tradicional no que toca à alternância de momentos escritos com momentos improvisados, sob a forma de solos instrumentais acompanhados ou não pelos tradicionais ‘fundos’ escritos”, explica João Paulo Esteves da Silva. Habituado a percorrer a ponte que liga a escrita da língua e a escrita da música, afirma que “música e linguagem estão sempre presentes, mesmo quando uma delas parece ausente. Uma frase da língua precisará sempre duma certa música, uma entoação para fazer sentido e uma frase musical, por mais pura que seja, nunca deixa de ter marcas daquela linguagem que se escondeu no processo de purificação. São às vezes pequenos pormenores, certas acentuações, fraseados, respirações que traem a língua materna (ou não) do músico. No meu caso, não me custa admitir as melodias que invento como, quase sempre, canções sem palavras”.

 

Disponível em formato físico e digital, no Bandcamp da OJM, “Bela Senão Sem” conta com João Paulo Esteves da Silva ao piano e no acordeão, e com a Orquestra Jazz de Matosinhos, dirigida por Pedro Guedes e Carlos Azevedo.

 

Partilha