BEAST IFF apresenta curtas surrealistas da República Checa em películas originais 16mm

Esta semana, a 4ªedição do BEAST IFF dá destaque ao programa V4Screen e ao cinema checo surrealista da década de 1980. Três sessões contemplarão a cinematografia dos países do Grupo de Visegrado (República Checa, Polónia, Eslováquia e Hungria). Duas destas exibições, em parceria com o festival checo BRNO16, serão gratuitas e projetadas a partir de películas originais em 16mm.

O BEAST International Film Festival estendeu a sua programação às tradicionais salas de cinema do Porto, que sempre o acolheram. Desde 2017, o evento tem funcionado na cidade como um canal complexo de cultura contemporânea da Europa Central e de Leste para o público Português.

No âmbito da edição presencial, que deu partida em 29 de abril, já foram realizadas nove sessões na cidade do Porto. Esta programação estende-se até ao dia 3 de junho, a partir dos destaques da edição online e de filmes ainda inéditos no festival.

No dia 26 de maio, quarta-feira, a premiada longa metragem “Servos“, de Ivan Ostrochovský – que também fez parte da Competição Oficial do Festivalde Berlim, em 2020, será exibida no Cinema Passos Manuel, às 20h30. O filme tem coprodução checa, romena e eslovaca, e conta a história de Michale Juraj, dois estudantes de um seminário teológico na Checoslováquia totalitária de 1980.

Temendo a dissolução da escola, os tutores estão moldando os seminaristas de uma forma satisfatória para o Partido Comunista no poder. Cada um dos jovens deve decidir se cederá à tentação e escolherá a forma mais fácil de colaborar com o regime, ou se sujeitará à vigilância draconiana da polícia secreta. A sessão é realizada em parceria com o International Visegrad Fund e a Embaixada Eslovaca em Portugal, no âmbito do projeto Visegrad Film Hub. Por sua vez, entre a programação inédita para aqueles que acompanharam o festival do conforto de suas casas em março deste ano, estão duas sessões bastante especiais em parceria com o festival checo BRNO16–International Short Film Festival.

No dia 29 de maio, sábado,na Livraria Térmita (anexa ao Café Candelabro) dois festivais se unem para trazer o melhor do cinema checo surrealista da década de 80 às audiências portuguesas. Serão exibidas, a partir de películas originais em 16mm, quatro curtas metragens do realizador JiříSmýkal Donné, fundador do grupo underground Esenc, formado também pelos seus companheiros da cena cinematográfica de Brno, na República Checa. A obra de JiříSmýkal Donné e seus amigos está saturada de poéticas cinematográficas inspiradas no dadaísmo, expressionismo e surrealismo.

Ambas as sessões, às19h e às 21h, serão gratuitas.

Partilha