O Basqueiral está de regresso para a sua oitava edição e empenhado mais uma vez em escapar como os próprios referem “à mira dos rotulares compulsivos”
A edição de 2024 acontece mais uma vez em Santa Maria de Lamas nos Jardins do Parque, Igreja e Museu, nos dias 14 e 15 de junho.
Uma organização conjunta da Basqueiro – Associação Cultural e do Museu de Lamas, tem preparada para a edição de 2024 um alinhamento fiel à sua génese, prometendo trazer um conjunto de 14 nomes, incluindo nesta edição, algumas estreias em Portugal.
Bad Breeding (GB), Maquina., Sturle Dagsland (NO), Joana Guerra, 800 Gondomar e Fotocopia (ES) são as 6 mais recentes confirmações da edição de 2024 do Basqueiral.
Destaque neste segundo lote de 6 nomes para os britanicos Bad Breeding que celebram dez anos de percurso anarco-punk. Da Noruega, chega Sturle Dagsland com o seu ritual tribal e selvagem enquanto que da Espanha chegam os Fotocopia.
A nível nacional o destaque vai para o regresso à estrada com disco novo dos 800 Gondomar e para o transe colectivo dos Maquina aliada ao seu kraut-rock, enquanto Joana Guerra traz momentos experimentais e envolventes.
Como habitualmente o Warmup do Basqueiral é já um autentico festival. Acontece nos dias 22 e 23 de Março, em formato indoor no Museu de Lamas, apresentando um cartaz de 8 nomes a ser anunciado em breve. A entrada será gratuita para os portadores do Passe Geral do Basqueiral 2024.