Basalto + Spitgod no Woodstock 69 Rock Bar

Dia 17 de Maio o Woodstock 69 Rock Bar recebe os Basalto e os Spitgod.

Em Janeiro de 2015 surgiram os primeiros encontros entre António Baptista (guitarra), Nuno mendonça (baixo) e João Lugatte (bateria). Jams que incentivavam a procura de uma identidade dos três músicos, que passado cerca de 3 meses começou a ganhar forma e orientação. Daí surgiram os primeiros riffs da música “I”. A opção de seguir a numeração romana ao longo da continuidade das músicas foi uma opção, como forma também de demonstrar a evolução e a procura de novos caminhos da banda.

Em Janeiro de 2016 a banda gravou as primeiras seis faixas no Villa´s Resort, onde a banda residia os seus ensaios. O primeiro concerto de Basalto aconteceu em Maio de 2016, altura do lançamento de “Basalto”. Em Outubro de 2017 a banda aplica-se mais uma vez na gravação de uma novo longa duração, desta vez a ideia foi procurar mais detalhe e força na música, continuando a dar forma ao som progressivo e típicamente Jam da banda.

Doença” reflete uma continuação e evolução da identidade da banda, procurando atingir novas reflecções internas e planos musicais. Tendo uma aura mais negra como o próprio nome do álbum indica, reflete sentimentos e características até agora não exploradas pelos três músicos. Acompanhado de um texto de Martim Sousa, “ Doença” traduz tudo aquilo que o Homem pode ter de intelectualidade negra e obscura. Sentimentos por vezes desperdiçados em detrimento de uma realidade social e intelectual que absorve as mentes da sociedade actual.

 

Arrancado das profundezas do mais imundo dos seres, Spitgod nasce da raiva e vive da raiva. Dotados de um som ruidoso, imundo e depressivo, tal como os deuses do sludge assim o demandam, riffs esmagadores, mudanças de velocidade bruscas e melodias no mínimo estranhas, os Spitgod cospem negridão e exprimem-se sem regras.

São um dos mais recentes projectos que vive a norte do nosso país e que já rechearam uma mão cheia de brutais loucos momentos por várias cidades do nosso litoral. Os Spitgod dividiram tarefas em palco com anteriores projectos já produzidos pela seteoitocinco no passado, como os Odd boµnds e os Mr. Mojo.

 

Partilha