Bairrada@LX… segunda edição no Mercado da Ribeira

Depois do sucesso da 1.ª edição, em 2015, os vinhos da Bairrada – onde se incluem os afamados espumantes, mas também vinhos brancos, rosados, tintos e licorosos – voltam a viajar até à capital para dar a conhecer o seu potencial. A 2.ª edição do Bairrada@LX (Lisboa) tem data marcada para Sábado, dia 10 de Março, das 15h00 às 20h00, no Estúdio Time Out, que fica no primeiro andar do Mercado da Ribeira, em Lisboa

A organização do Bairrada@LX está nas mãos da Eira na Beira – empresa da qual faz parte uma bairradina de gema – e conta com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB). Por conhecerem muito bem os dois lados – o dos produtores e o dos enófilos – a aposta desta edição foi num evento com um número restrito de produtores (20), a ter lugar num espaço maior e com excelentes acessos. “Comodidade e conforto foram palavras de ordem para nós! Somos acérrimos frequentadores deste tipo de eventos e sabíamos o que queríamos e o que tínhamos que evitar. São vinte os projectos vínicos presentes é fundamental que os visitantes circulem à vontade, possam conversar com os produtores, conhecendo as suas histórias, e provar os seus vinhos sem constrangimentos. Isto aliado à degustação de sabores da Bairrada.”, afirma Ema Martins, porta-voz da Eira na Beira.

Uma mostra que tem como objectivo promover de forma descontraída, mas muito assertiva, os produtos vínicos DO Bairrada e IG Beira Atlântico, permitindo uma “grandiosa” viagem pela Bairrada. Enófilos, profissionais do sector e curiosos preparem as vossas agendas, porque há novidades, mas também antiguidades e raridades, para conhecer, degustar e harmonizar com o famoso Leitão à Bairrada e outras iguarias preparadas a preceito pelo restaurante Rei dos Leitões.

 

Da lista de produtores presentes estão: Adega de Cantanhede; Ataíde Semedo; Campolargo; Carvalheira Wine Creators; Casa de Saima; Casa do Canto; Caves Messias; Caves do Solar de São Domingos; Caves São João; Filipa Pato; Kompassus; Luís Pato; LusoVini; Quinta das Bágeiras; Quinta de Baixo; Quinta do Ortigão; Rama & Selas; Sidónio de Sousa; Vadio e VPuro. A Rota da Bairrada também estará representada no Bairrada@LX. À semelhança da edição anterior, estão previstas, sensivelmente de hora a hora, as chamadas ‘Bairrada Talks’, que se definem como apresentações de cinco a dez minutos, óptimas para quebrar o gelo e dar continuidade a este evento que se quer descontraído. “Queremos promover a interacção e a proximidade entre consumidor e produtor, dando lugar a conversas únicas. Estão previstas pequenas apresentações pelos produtores/enólogos, que se poderão debruçar sobre vários tópicos como por exemplo, a região, um determinado vinho, uma casta, um ano de colheita, etc”, sublinha a organização.

Quem quiser comprar os vinhos em prova no Bairrada@LX poderá fazê-lo, mais uma vez, de uma forma cómoda (sem ter que andar carregado), e a preços bastante apelativos. Para o efeito, basta que consulte o catálogo do evento, elegendo e encomendando os que desejar. Ser-lhe-ão entregues em casa uns dias mais tarde. Os preços em questão só são válidos para compras durante o evento.

Os bilhetes do Bairrada@LX vão estar à venda no local e dia do evento e o valor é de €10,00 por pessoa. Há a oferta de um copo para a prova, que deverá ser devolvido à saída. Este valor inclui a desgutação livre dos vinhos, mas não das iguarias que deverão ser compradas à parte.

Partilha