É num espaço amplo, despojado, com a ressonância vintage de uma antiga garagem automóvel, que se desenrola o calendário de desfiles do 52º Portugal Fashion Imagine.
O espaço serve de quartel-general do evento recebe igualmente a 4.ª edição do CANEX Presents Africa @ Portugal Fashion. O programa CANEX (Creative Africa Nexus) resulta de uma parceria entre a ANJE, através do Portugal Fashion, e o banco africano de export/import Afreximbank, com o objetivo de promover a indústria têxtil e de vestuário africana em Portugal.
Awa Meite é uma estilista têxtil e de moda maliense. Desenvolve e desenha moda e acessórios em algodão e couro. Todos os desenhos, desde a tecelagem até ao produto acabado são 100% feitos em Bamako, Mali, em edições limitadas e feitos no seu atelier.
Awa Meite cria peças prontas a vestir numa variedade de silhuetas e tecidos feitos à mão que homenageiam a rica história de artesanato e design do seu país, ao mesmo tempo que destacam os artesãos locais e promovem práticas de design sustentáveis. O seu trabalho mostra as técnicas tradicionais de tecelagem de algodão e o artesanato em couro de uma forma moderna. A marca é eco-consciente e dedicada ao artesanato local e ao knowhow traduzido na modernidade. O seu design e criação mostram a consciência de um continente, com o objetivo de colocar as pessoas em primeiro lugar, independentemente da cor ou raça, um continente que sofreu durante séculos e está agora a escrever a sua própria narrativa e a fazer ouvir as suas vozes, um continente cheio de recursos naturais e humanos que podem beneficiar o seu povo
Fotografias: Paulo Homem de Melo
Reportagem: TL