Avishai Cohen regressou a Portugal na noite de domingo, 5 de maio. Depois de 50 concertos em 50 países à volta do mundo, o músico passou pelo Coliseu dos Recreios sempre convicto que acredita que a música pode transformar mentes, unir corações e ultrapassar qualquer barreira ou fronteira.
Avishai estudou e formou-se em Nova Iorque, uma das mais musicais cidades do mundo, tornou-se braço direito de Chick Corea, com quem percorreu o planeta e, dos anos 90 em diante, embarcou numa celebrada carreira a solo que já lhe valeu os mais prestigiados prémios e rasgados elogios na imprensa de referência mundial, incluindo o New York Times ou o Guardian. Em modo de celebração de um marco na vida de qualquer pessoa, Cohen pretende usar a visibilidade que conquistou a pulso para ajudar novos músicos, como ele sente que foi ajudado por gigantes como Corea tendo para tal criado o Avishai Cohen Music Award.
Capaz de partir do jazz e de se acercar da pop, de explorar nuances árabes ou israelitas e de ir até à música clássica, Avishai é um portentoso criador que convidou-nos a celebrarmos o mais positivo espírito unificador da música na sala lisboeta.
📸 Paulo Miranda