“Atrevido” é o primeiro disco de originais do grupo Cantadores do Alentejo

Jorge São Pedro, José Diogo Bento, Duarte Farias e os irmãos Telmo e Gonçalo Narciso, são o coletivo de músicos que compõem o grupo Cantadores do Alentejo. Os cinco atreveram-se a gravar 10 modas originais, facto invulgar no Cante, respeitando a raiz e a tradição.

 

Deste disco fazem parte 11 temas, 10 dos quais de autoria de Gonçalo Narciso que divide a autoria do tema “A Janela” com o irmão Telmo Narciso. No único tema adaptado, prestam uma homenagem sentida a Amália Rodrigues recriando em conjunto com  Katia Guerreiro, “Tive um coração perdi-o”. Para além da fadista, convidaram Buba Espinho e Pedro Mestre para cantarem, em conjunto, as modas “A viagem do Passarinho” e “Alentejo os teus trigais”.

O disco foi produzido por Carlos Leitão, que acompanha com guitarra classica e dele fazem ainda parte, o baixista Carlos Menezes e o percussionista Rui Gonçalves.

 

Com o atrevimento natural da idade, têm em comum o facto de terem nascido no Alentejo e da música fazer parte da sua vida desde sempre. Todos eles começaram a cantar desde tenra idade e tratam o Cante por tu desde que se lembram.

Apesar de já terem tido várias experiências musicais e alguns ainda fazerem parte de outros projetos, a amizade que os une, a paixão pelo Cante e a vontade de inovar,

leva-os a dizer  que “vamos cantar Modas à nossa maneira e mostrar que o Cante pode ser interessante para todas as idades”.

 

Partilha