Ateliê Encantado… Um projeto imersivo de Alexandre Vogler & Ronald Duarte

A Saco Azul e o Maus Hábitos conceberam o projeto Caravana para dedicar-se às criações artísticas a partir de diversas parcerias, nacionais e internacionais. Em 2021, como parte integrante, o programa In Residence, apoiado pela Câmara Municipal do Porto, chega à sua quinta edição. E em comemoração a este quinquênio promovem uma criação em dose dupla.

 

Alexandre Vogler e Ronald Duarte aterraram no Porto diretamente do Rio de Janeiro e durante os meses de setembro e outubro estão a desenvolver o projeto “Ateliê Encantado” que culminará numa instalação imersiva, disponível à visitação na sala de exposições dos Maus Hábitos a partir do dia 21 de outubro, às 19h. Antes, neste dia, às 17h, haverá uma performance coletiva pela cidade do Porto, “Touro Negro Encantado”, que culminará  junto ao espaço expositivo.

 

O projeto de residência “Ateliê Encantado” tem como princípio a criação de um laboratório que concentre a pesquisa de elementos encantados (de fato ou como autoficção), reunidos sob a forma de um espaço instalativo que ative as propriedades mágicas de elementos colhidos e criados. Na cultura ameríndia, diz-se encantado os seres que, animados por forças desconhecidas, habitam o céu, as selvas, as águas ou os locais sagrados. A crença popular refere-se ao encantamento como processos mágicos, tomados por deslumbramento, atuante na esfera do sensível – embora a  sua existência não goze de comprovação.

 

Os artistas já se conhecem de longa data. E esta relação, que tem rendido frutuosas parcerias, remonta ao ano de 1999, ano em que se encontram no coletivo Atrocidades Maravilhosas, que surgiu com o compromisso de abanar o status quo do panorama criativo e artístico da cidade no limiar do novo milénio.

 

Vogler e Duarte juntos mantêm o desejo ávido desta pulsão coletiva, interessados sobretudo por trabalhos realizados no contexto público, junto à comunidade, em que o corpo e a participação são a força motriz da obra.

 

Partilha