As Sopa de Pedra vagueiam entre a luz e a escuridão da tradição oral portuguesa

Já há data para o lançamento do segundo disco de originais das Sopa de Pedra. “Do Claro ao Breu” será editado pela Lovers&Lollypops a 16 de maio e procura desvendar novos espaços para o trabalho exploratório que o coletivo tem vindo a realizar em torno do repertório da música tradicional portuguesa e do uso da voz como instrumento de imensas possibilidades.

Partindo do espaço trilhado no primeiro disco de originais, “Ao longe já se ouvia“ (2017), o novo LP constrói-se em cima de composições às quais uma pré e pós-produção plásticas vieram adicionar também novas texturas e uma amplificação do espectro sonoro das matérias primas da banda, a voz e a percussão. “Fonte”, o single deste novo álbum, já pode ser ouvido no bandcamp.


 

“Do Claro ao Breu” desenha-se como um objecto de contrastes, integrando duas composições antagónicas e independentes, como se de uma representação do dia e outra da noite se tratasse. O lado A, mais luminoso, parte do trabalho que o coletivo realizou com o bailarino e coreógrafo José Artur Campos para a sonorização da curta de video-dança Meia de Leite.

Uma composição onde a polifonia de vozes, rica em atmosferas e paisagens, enceta um diálogo com dois poemas de Eugénio de Andrade: Falo de um Verão e A uma fonte.

Um universo de névoas encantatórias a servirem de tecitura para algumas das mais frequentes imagens da tradição portuguesa: as mãos, os frutos, as estações, a ligação à terra e os ciclos.

O Lado B, vira-nos para o obscuro e para o nocturno, espaços por onde vagueiam os medos e as superstições, numa viagem em torno de elementos sinistros e grotescos do imaginário popular tradicional. Esta composição resulta da colaboração das Sopa de Pedra com o coletivo portuense Oficina Arara, onde a proposta foi a de musicar textos inspirados nas superstições populares já desaparecidas ou residuais, mais concretamente algumas rezas, orações, ensalmos e benzeduras ao ar.

 

“Do Claro ao Breu” será editado em formato vinil por forma a potenciar o trabalho de pós-produção e a experiência imersiva proposta pelo disco.

O lançamento do segundo trabalho de originais das Sopa de Pedra acontecerá num formato misto de caminhada-performance sonora a ter lugar no mês de Junho. Mais detalhes sobre estes eventos serão divulgados mais à frente.

Partilha