Arrábida Sinfónica com sonoridades latinas e homenagem a David Bowie

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Fundação Casa da Música e o ArrábidaShopping juntam-se para a realização de um concerto sinfónico, com entrada livre, no dia 22 de Junho. Num palco montado na Praceta Exterior Norte do ArrábidaShopping, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música apresenta um concerto com a direcção musical de Otto Tausk, dedicado às danças latinas, com Maurice Ravel, Manuel de Falla e Zoltan Kodály. O programa do concerto inclui ainda uma homenagem a David Bowie.

 

Integrado na programação das festas de Vila Nova de Gaia e do Verão na Casa, da Casa da Música, o concerto realiza-se, anualmente, desde 2016, levando a música sinfónica a novos espaços e a novos públicos. Com uma carreira reconhecida internacionalmente, Otto Tausk é um dos mais conceituados maestros da Holanda, de onde é natural, colaborando com os principais compositores e orquestras, quer em salas de concertos e em teatros de ópera. É director musical do Teatro de Ópera e da Orquestra Tonhalle de St. Gallen – Suíça, cargo que termina em breve, para ser director musical da Orquestra Sinfónica de Vancouver – Canadá, a partir da temporada 2018/2019.

Internacionalmente, Otto Tausk abriu a série “Green Umbrella” da Orquestra Filarmónica de Los Angeles, Orquestra Concertgebouw, Filarmónica de Roterdão, Orquestra Sinfónica Nacional Dinamarquesa, Orquestra Sinfónica de Milão Giuseppe Verdi, Orquestra do Teatro Mariinsky, as orquestras de Perth, Tasmânia, Auckland e as orquestras de rádio da Orquestra Nacional da BBC de Gales e da BBC Scottish Symphonies.

Nascido em Utrecht, Otto Tausk estudou violino e continuou os seus estudos com o maestro e professor lituano Jonas Aleksa no Conservatório de Vilnius. Foi professor assistente de Valery Gergiev, com a Filarmónica de Roterdão. Em 2011, recebeu o conceituado prémio “de Olifant” atribuído pela cidade holandesa de Haarlem, pelo seu contributo para as artes na Holanda, em particular devido ao extenso e importante trabalho como director musical da Holland Symfonia, entre 2007 e 2012.

 

“Este é o grande concerto sinfónico que Gaia pretende, em conjunto com os parceiros Fundação Casa da Música e ArrábidaShopping, oferecer à cidade”, afirma a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Paula Carvalhal.

Para Paulo Valentim, director do ArrábidaShopping, “é uma iniciativa que tem registado um aumento de público em cada uma das edições anteriores, e que, este ano volta a repetir a ambição de encher a praceta ao ar livre para um momento de festa e de música”.

 

A noite de 22 de Junho, contará ainda com algumas surpresas no recinto do concerto para todos os que chegarem mais cedo poderem aderir ao tom de festa que a música vai oferecer.

Partilha