Há concertos que se vivem e há concertos que se sobrevivem. O dos Arde Bogotá pertence à segunda categoria, uma descarga eléctrica que não pede licença, não abranda e não deixa ninguém sair igual numa Super Bock Arena completamente esgotada por um público que veio de Espanha.
A banda de Múrcia chegou ao palco com a confiança de quem sabe exatamente o que vale com o comando de Antonio García, que não canta — declara, exige, implora, ruge. É um frontman raro, intenso sem pose, vulnerável sem quebrar, teatral sem perder autenticidade.
“Los Perros“ abriu a noite de sábado no Porto disparada como munição emocional. Os Arde Bogotá têm uma coisa que poucas bandas rock mantêm hoje: urgência. Tocam como se cada música fosse uma declaração de sobrevivência.
Se houve um instante de comunhão absoluta, foi “La Salvación”. A sala inteira mergulhou na canção como se fosse um ritual, braços erguidos, olhos fechados, vozes a rasgar o ar. É nestes momentos que se percebe porque é que os Arde Bogotá deixaram de ser uma promessa para se tornarem um fenómeno: escrevem canções que falam de nós, das nossas falhas, das nossas urgências, das nossas pequenas guerras diárias.
Arde Bogotá não vieram tocar. Vieram incendiar. E conseguiram, numa noite para espanhol ver…
__________________________________________________________________________________________________________________________
🖋 Diana Silva
📸 Paulo Homem de Melo


