“Yes, I Have Ghosts” é a nova canção de David Gilmour em cinco anos e inclui a voz e harpa interpretada pela sua filha, Romany. A inspiração para o tema foi o novo romance de Polly Samson, intitulado “A Theatre for Dreamers”.
Sobre “Yes, I Have Ghosts“, Gilmour afirmou: “Estava a trabalhar neste tema quando se iniciou o confinamento e tive de cancelar uma sessão com cantores de coros. Mas, aparentemente, a solução estava ali mesmo e não podia ter ficado mais feliz pela forma como a voz de Romany se funde com a minha e a sua magnífica interpretação da harpa tem sido outra revelação”.
O tema já tinha estado disponível apenas online como parte do inovador audiolivro para o romance. Polly Samson, que escreveu as letras, afirmou: “Ao colaborar com David, tal como já o fiz inúmeras vezes ao longo dos últimos 30 anos tanto com os Pink Floyd como nos seus álbuns a solo, conseguimos unir os mundos da literatura e da música para optimizar a experiência de audição e estabelecer contacto com o público de uma forma que creio que nunca foi antes conseguida”.
A acção do romance passa-se na idílica ilha grega de Hydra em 1960 e “A Theatre for Dreamers” capta os dias enevoados e repletos de sol de uma comunidade boémia de expatriados constituída por poetas, pintores e músicos, incluindo Leonard Cohen aos 25 anos de idade.
Antes do confinamento devido à COVID-19, David, Polly e família iam levar “A Theatre For Dreamers” em digressão numa curta série de espectáculos que iriam conjugar palavras e música. Infelizmente, as datas da digressão tiveram de ser adiadas até Junho de 2021 mas a “Família Von Trapp”, como se auto-intitularam, recorreram ao Facebook Live para transmitir versões adaptadas dos espectáculos por streaming.