Antimuseu… música eletrónica habita o museu em Guimarães

No dia 8 de outubro, a Revolve junta-se ao CIAJG (Centro Internacional das Artes José de Guimarães), para apresentar o Antimuseu.

Inserido na inauguração do programa de exposições “Heteróclitos” do CIAJG, o Antimuseu conta com as sonoridades de Ana Pacheco, Dakoi, Jame Holden + Waclaw Zimpel, Lila Tirando a Violeta para reconfigurar o espaço, procurando estabelecer novas ligações entre a obra e o público.

 

Se num museu as obras se cristalizam, no Antimuseu, proposto pela Revolve, os artistas e as expressões florescem em movimentos e ações irrepetíveis, em que a transfiguração, o imprevisível e o efémero habitam o espaço onde a arte vai tipicamente morrer. Num museu as obras ficam estáticas e distantes; num antimuseu, as obras, os artistas e o público cruzam-se, num espaço de interação multimedia e comum a todos os intervenientes e habitantes do espaço.

 

Nas salas de exposição serão convocados 1128 objetos da coleção para a ideia de “heteróclito”, remetendo para o significado do termo de contrariar as regras da arte. O Antimuseu apresentará acontecimentos cuja materialização depende em igual medida do artista e da relação estabelecida com a audiência que, neste contexto, será desafiada a relacionar-se com a arte, ao invés de se limitar a observá-la.

O museu estará aberto das 18:00 às 02:00 e a entrada é gratuita.

Partilha