Antes de tocar em Londres com Grace Jones… Desire Marea passa por Portugal

Desire Marea, artista multidisciplinar que nasceu com o nome Buyani Duma, consolidou-se como uma força criativa a ser reconhecida depois de percorrer o mundo extensivamente com FAKA, um coletivo de performance queer sul-africano fundado com Fela Gucci com influências do gqom (género de música eletrónica baseado na junção do house com a síntese de ritmos tradicionais sul-africanos).

 

Desire embarcou nos últimos anos numa jornada sonora individual enraizada num processo de cura conduzido através de interseções entre o clubbing, harmonias que remetem à tradição do mbaqanga sul-africano e uma presença vocal operática na exploração multissensorial da natureza do divino.

 

Em “Desire”, disco de estreia de Desire, coeditado entre a Izimakade Records e a célebre Mute, Desire atinge uma intensidade resultante do impulso bruto das influências que carrega sem nunca comprometer o lado radioso desta nova música cheia de detalhes e subtilezas.

Com todos os seus esforços criativos, Desire deseja contribuir para a progressão da Black Queer Art. Num percurso iniciado nas artes performativas e música, conta ainda com incursões no mundo da moda, tendo colaborado com a Vogue, Versace, Serpentine Pavilion e New York Fashion Week.

 

Desire Marea passa pelo Teatro Bairro Alto dia 9 de junho antes da sua presença no festival com curadoria por Grace Jones. Artista transdisciplinar, que usa voz e performatividade para falar das suas vivências pessoais, tem também concerto em Serralves no dia 7 de junho.

Partilha