É já este sábado que a harpista Angélica Salvi e a fotógrafa e artista visual La Skimal se juntam no palco do Circular – Festival de Artes Performativas de Vila do Conde para apresentarem sinestesia, um projeto de criação e composição audiovisual que junta harpa e vídeos eletroacústicos.
O trabalho propõe-se a criar um diálogo evolutivo entre as composições originais de Salvi e as projecções de La Skimal, inspiradas nos quatro elementos naturais: fogo, água, terra e ar. A ter lugar na sala 1 do Teatro Municipal de Vila do Conde, pelas 22:45, sinestesia desafia os limites do próprio espaço, com a construção de arquitecturas audiovisuais que evoluem como mantras por meio de experimentações e texturas ambíguas. O resultado é uma sinestesia (imagem e som) em perfeita harmonia e consonância.
Natural de Espanha, Angélica Salvi reside no Porto desde 2011, onde lecciona no Conservatório de Música. O seu percurso inclui colaborações com Evan Parker, Orquestra Sinfónica da Casa da Música, Ensemble Modelo 62, Brokkenfabriek, Butch Morris, e trabalhos desenvolvidos para a Sonoscopia ou o Balleteatro. Editou, em 2019, um dos mais interessantes discos instrumentais do panorama nacional, gravado durante o Encontrarte de Amares, no Mosteiro de Rendufe. Phantone procura a liberdade sonora e explora a forma como o som pode habitar um espaço através de diferentes camadas e caminhos.
La Skimal é Isabel Flores, criadora audiovisual que passou os últimos 15 anos a viajar pelo mundo, transformando experiências em histórias documentais e registando o pulso |às mais diversas culturas. Artista multifacetada (foi fotógrafa de Paris Hilton ou Idris Elba em Ibiza, professora de fotografia em Calcutá, documentarista de práticas xamânicas no deserto de Wirikuta), a prática artística de La Skimal passa por criar sinergias com artistas de diferentes áreas e incorporá-las ao seu próprio processo criativo pessoal.
O programa completo para o Festival Circular, que decorre em Vila do Conde entre 19 e 26 de setembro, pode ser consultado no site do evento.
photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine