André Viamonte conquista o porto num fim de tarde de emoções

Foi perante uma plateia e mezannine esgotados que André ViaMonte apresentou o seu álbum de estreia, “Via“, lançado em 2016, mas que continua a surpreender o público, desta vez no Porto. Um álbum repleto de músicas com histórias e mensagens que emocionam quem o escuta. E no Hot Five Jazz & Blues Club a promessa cumpriu-se e André ViaMonte emocionou o público presente.

O cantor e compositor, que é formado em Musicoterapia, apresentou temas como o primeiro single “Heartland“, um dos mais aplaudidos da noite; ou o comovente “Pr’a Lá do Céu” que deixou o público em lágrimas. Até à surpresa da noite, com a apresentação do novo single “Innocent Rebel“, do próximo álbum previsto para este ano.

André ViaMonte descobriu através da Musicoterapia, o tipo de música que queria fazer: música de sentimento, de emoção, de ajuda. O jovem, que nasceu em Zurique e é filho de pais emigrantes, de Vila Real, cresceu sozinho e quando se encontrava em situações de ansiedade, a música era o seu refúgio. Para ele, a música era como uma ‘segunda maternidade’, um tipo de música que acolhe as pessoas”. E esse acolhimento aconteceu também na estreia no Porto, ao oferecerem ao público, na entrada, pequenos frascos com letras das músicas que iriam ser cantadas. A ideia era dedicar uma música a cada dono dos recipientes, tornando a experiência mais pessoal.

Cada música era precedida por uma pequena introdução, em que André ViaMonte explicava a história por detrás dos temas. Histórias fruto da sua própria experiência pessoal e profissional,

Durante este ano, André ViaMonte vai lançar o seu segundo álbum, “Monte”, que contará com a participação de Eunice Muñoz, B.leza (Hip pop), Nippy AshWinder (Voz, cantor oriundo da Índia), Beatriz Nunes (Voz actual dos Madredeus) e Coimbra Gospel Choir.

 

photos: Miguel Marques Ribeiro

Partilha