Na semana que arranca a tour composta por uma série de concertos de apresentação de “Lost in Translation”, André Carvalho lança o 3º single intitulado “Luftmensch”. Este é inspirado numa palavra Yiddish que serve para descrever alguém que é um eterno sonhador, que anda sempre com a cabeça na lua e tem dificuldade em estar no mundo presente e real.
Relativamente à tour, esta arrancará dia 8 de Março no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa (concerto com o apoio da Antena2), 10 e 11 de Março, duas noites no Bilbaina Jazz Club (Bilbao), terminando dia 12 de Março no Liquidâmbar (Coimbra).
Inspirado em palavras intraduzíveis, André Carvalho lançou o seu 4º álbum em Outubro de 2021. Segundo o contrabaixista e compositor, após ter tropeçado no maravilhoso mundo das palavras intraduzíveis, escreveu um novo ciclo de música inspirado em palavras de mais de 10 línguas como o Sueco, Urdu e Wagiman (língua actualmente falada por apenas 2 pessoas no mundo).
Ao referir-se a este novo trabalho, André pretende colocar a seguinte pergunta: “Alguma vez quiseram dizer algo mas não encontraram a palavra certa?”. Segundo André, por vezes a palavra está mesmo na ponta da língua mas, outras vezes, simplesmente não existe uma palavra… Ou, pelo menos, na nossa língua. Carvalho continua dizendo que, por mais fascinante que a língua Portuguesa seja, sempre teve dificuldade em expressar certas ideias usando apenas uma palavra. E, mesmo que soubesse todo o léxico, tem a certeza que este problema persistiria.