Ana Lua Caiano acaba de editar o primeiro álbum longa-duração da sua carreira. “Vou Ficar Neste Quadrado” está a partir de agora disponível em todas as plataformas digitais e em breve em CD e vinil, numa edição Glitterbeat.
A jornada artística de Ana Lua Caiano ainda é relativamente recente, em 2022 editou o seu primeiro EP “Cheguei Tarde a Ontem“, em 2023 surpreendeu com “Se Dançar É Só Depois” e é agora a 15 de março de 2024 que culmina na edição do seu primeiro álbum.
“Vou Ficar Neste Quadrado” é um disco que expande a sonoridade da artista: partindo da raiz e da tradição melódica portuguesa, junta-se depois uma construção sonora através de sintetizadores e loop stations, naquelas que são as canções mais desempoeiradas e dançáveis da sua ainda breve carreira.
Desde novembro de 2023 que o disco tem vindo a ser desvendado, com o lançamento do primeiro single “Deixem o Morto Morrer“. De seguida, Ana Lua Caiano entrou de pé direito em 2024 com o lançamento de “Vou Ficar Neste Quadrado” e o mais recente single “O Bicho Anda Por Aí”. A estes três temas juntam-se outras 9 faixas que estão a partir de agora disponíveis.
“Vou Ficar Neste Quadrado” é um disco que convida a refletir, um álbum com raízes no passado, corpo no presente e a pensar num futuro; uma obra de uma artista jovem que não só olha para dentro, como também observa o mundo ao seu redor, cantando as ânsias da sua geração e também da sociedade contemporânea. As letras de Ana Lua Caiano são dos elementos mais expressivos e centrais do disco, falam-nos de medos, amores, ilusões, trabalho, precariedade, saúde mental, ansiedade e tantos outros mundos e realidades.
“As letras das minhas canções podem parecer por vezes muito pessoais, mas a maioria delas são histórias que inventei a partir de situações, notícias, conversas que vou ouvindo e testemunhando no dia a dia. Algumas canções são observações sobre a vida, como a que dá título ao disco que aborda o facto de cada um de nós estar preso à sua própria forma geométrica, preso ao seu próprio quadrado, preso à sua rotina“, refere a artista.