Amaro Freitas apresenta novo disco “Y’Y” em Portugal

Em março e abril deste ano, Amaro Freitas está de regresso a Portugal para os dois primeiros concertos de apresentação do seu novo disco “Y’Y”, editado esta sexta feira, 1 de março, pela etiqueta norte- americana Psychic Hotline, nos quais se apresenta a solo.

Neste novo trabalho de originais, Amaro Freitas faz uma homenagem à floresta, em especial à Floresta Amazónica e aos Rios do Norte do Brasil, apresentando novas texturas, inspiradas no piano de John Cage e na obra marcante do percussionista Naná Vasconcellos.

Seguindo o alinhamento deste novo disco, o espetáculo tem início com “Mapingari” (Encantado da Mata), música que abre o concerto , criando uma atmosfera de “floresta sonora” a partir do som de pífanos, tambor de trovão, piano preparado e respiração; seguem-se “Uiara” (Encantado da Água), “Viva Naná”, uma homenagem a Naná Vasconcellos, “Dança dos Martelos” e “Sonho Ancestral”, tema melódico, no qual o piano se apresenta com a m’bira, instrumento musical africano.

Na segunda parte do espetáculo, o pianismo afro moderno de Amaro traz a cena “Y’Y”, palavra escrita no dialeto Sateré Mawé (um código ancestral indígena que traduzida significa ‘Água ou Rio’) e ainda “Mar de Cirandeiras”, música em homenagem às Cirandeiras, em especial a Lia de Itamaracá, património vivo da cultura de Pernambuco, e por fim “Gloriosa”, música na qual o artista convida o público a solfejar uma melodia.

Tal como tem acontecido nas várias visitas de Amaro Freitas a Portugal, nestes concertos, o pianista irá proporcionar uma experiência musical e emocional única, inspirada pelos sons da natureza.

22 março – Centro Cultural De Belém, Lisboa

20 abril – Centro de Arte de Ovar, Ovar

Partilha