Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto ao vivo em Lisboa e Porto em 2025

Depois de em 2023 ter esgotado três concertos em Portugal, Alceu Valença, músico e compositor brasileiro, com cinco décadas de carreira, e uma fortíssima legião de fãs pelo mundo, regressa à Europa em 2025 e acompanhado da prestigiada Orquestra Ouro Preto, para apresentar “Valencianas”. O espetáculo passa por Portugal, com dois concertos, dia 8 de fevereiro na Casa da Música, no Porto, e no dia 9 de fevereiro no grande auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O concerto reúne temas dos dois álbuns ao vivo que constituem a essência do projeto: “Valencianas I”, gravado em Belo Horizonte em 2014, vencedor do Prémio da Música Brasileira – e “Valencianas II”, registado na Casa da Música, em 2020. Sob batuta do maestro Rodrigo Toffolo e arranjos de Mateus Freire, o espetáculo, idealizado pelo produtor cultural Paulo Rogerio Lage, lança um olhar repleto de versatilidade e sofisticação, à obra de um dos principais artistas da música brasileira.

Do alinhamento constam temas consagrados de Alceu Valença – “Anunciação”, “Belle De Jour”, “Tropicana”, “Coração Bobo”, “Girassol”, “Cavalo de Pau”, “Como dois Animais”, alternados com temas orquestrais “Acende a Luz”, de Alceu, e a suíte Valencianas, escrita por Mateus Freire, a partir de referências diversas no universo do compositor.

De acordo com Alceu, trata-se de um olhar diferente sobre sua discografia. “Isso acontece muito em função do espírito da Orquestra Ouro Preto. São músicos jovens e muito talentosos, que contagiam pela destreza com que executam seus instrumentos e a maneira com que conseguem captar as nuances da minha música”, partilha Alceu.

Partilha